segunda-feira, 22 de abril de 2013

Força-Tarefa: dez bairros são atendidos no primeiro evento


“Nosso papel social hoje é mostrar que é possível tornar a vida dos cidadãos mais fácil.” Elizeu Mattos

Os trabalhos do projeto Força-Tarefa Lages Cidadã, desenvolvido pela prefeitura de Lages, iniciaram com grande adesão da comunidade neste sábado (20), no Caic Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Araucária. Logo no início da manhã, por volta das 8h, a fila já estava grande para usufruir dos vários serviços que estão disponíveis na estrutura montada especialmente para o atendimento à população, durante todo o dia.
Praticamente todas as secretarias municipais montaram seus estandes. Quem visitar o local poderá encontrar desde os serviços essenciais, como confecção de documentos e exames preventivos até apresentações culturais, recreação e atividades esportivas.
O prefeito Elizeu Mattos e o vice-prefeito Toni Duarte chegaram cedo e fizeram questão de recepcionar a comunidade, prestando orientações e falando sobre a importância do projeto, que faz parte da sua forma de administrar desde os tempos em que era Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional no governo de Luiz Henrique da Silveira. “Nosso papel social hoje é mostrar que é possível tornar a vida dos cidadãos mais fácil, trazendo esses serviços para perto deles. Estamos descentralizando os serviços da prefeitura”, comenta.
A coordenadora do projeto, a Executiva de Assuntos Comunitários e Voluntários, Mauren Santos, afirma que a receptividade da comunidade foi muito boa nesta primeira edição, e outros bairros da cidade serão atendidos. “A demanda está muito grande desde as primeiras horas da manhã. Os casos que precisarem de acompanhamento serão encaminhados pelas respectivas secretarias, que tomarão as devidas providências, mas acredito que teremos um bom número de atendimentos no dia de hoje”, completa.

Comunidade aproveita as oportunidades

Além do Araucária, outros nove bairros de abrangência estão sendo atendidos. A dona de casa Jussara Aparecida Correa mora no Santa Clara e não deixou de prestigiar o evento. Ela trouxe sua filha adolescente para participar e assistir às apresentações. “Nós quase não tínhamos atividades diferenciadas por perto do nosso bairro, então quando tem a oportunidade não podemos deixar de prestigiar. É uma ótima iniciativa da equipe do Elizeu Mattos; esperamos que iniciativas como esta sejam sempre realizadas”, comenta.
Daiane Muniz da Silva foi uma das primeiras que chegaram ao local. Ela aproveitou a oportunidade para fazer os documentos do seu sobrinho de 11 anos. Diz que assim que soube que os serviços estariam no bairro dela, avisou familiares e amigos.

Confira os principais serviços disponíveis à população

Assistência Social – Cortes de cabelo; manicures; orientações sobre o Bolsa-Família; Conselho Tutelar; Conselho do Idoso; Plantão do CRAS; Atividades para Terceira Idade e Cosmetologia

Balcão do Cidadão – Confecção de Carteiras de Identidade; CPF e Carteira de Trabalho

SAMT – Oficinas de artesanato com material reciclado e bazar de artesanato

Emprego e Renda – Banco de Emprego e projeto Empreender

Fundação Cultural – Apresentações culturais

Infraestrutura – Recuperação e cascalhamento de ruas; limpeza e desassoreamento dos cursos de água (realizado nos dez bairros de abrangência)

Meio Ambiente e Serviços Públicos – Limpeza de bueiros, roçadas, podas de árvores, pintura de meio-fio, coleta seletiva, recuperação da iluminação pública e abrigos de ônibus, arborização de avenidas, etc. (também realizado nos dez bairros)

Saúde – Exames preventivos, atendimento odontológico, campanha de vacinação, orientações sobre Vigilância Epidemiológica e Sanitária, distribuição de material educativo das ações da Secretaria da Saúde, palestras educativas, avaliação nutricional, entre outros.

Progem – Orientações jurídicas

Procon – Orientações sobre direitos do cidadão

Agricultura – Distribuição de mudas hortifrutigranjeiros e árvores nativas; Sorteio para confecção de uma Horta Familiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...