sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Celso Maldaner participa do 1º Seminário de Análise da Política Macroeconômica Brasileira

O deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC) participou nesta quarta-feira (14), em Brasília, do 1º Seminário de Análise da Política Macroeconômica Brasileira, promovido pela Liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. 

O evento teve como objetivo debater e avaliar as ações de governo que o Brasil vem adotando ao longo dos últimos anos, e contou com a presença de diferentes palestrantes com experiência profissional e acadêmica acerca do tema. Participaram do seminário – que teve duração de cerca de cinco horas – o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Marcio Holland; e o economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Mansueto Almeida, entre outros especialistas da área. 




A bancada do PMDB na Câmara aproveitou o seminário para cobrar maior participação do partido nas discussões econômicas do Governo Federal. Para Maldaner, o evento possibilitou aos parlamentares entenderem melhor as causas e efeitos das oscilações na economia brasileira. "Foi uma verdadeira aula de economia, que sem dúvida nos deu subsídios para tratarmos de forma mais embasada os temas econômicos que tramitam nesta Casa", afirmou. 

Com os dados apresentados, os parlamentares puderam concluir que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) potencial do Brasil diminuiu: a aposta dos economistas de 4% ao ano para 2012-2022 passou para 2% ao ano. Enquanto isso, a tendência do gasto público não financeiro é de expansão. "E o crescimento do gasto público não cabe em uma economia que cresce 2% ao ano", explicou Mansueto Almeida. 


O economista afirmou que o Brasil precisará aumentar o investimento via concessões. "E mesmo assim precisaremos da ajuda do resto do mundo, em função do déficit em conta corrente.  Não haverá como continuar fazendo mais do mesmo. O Congresso Nacional, como representante legítimo da sociedade, terá um papel importante nas discussões do orçamento para definir o que é prioritário para o crescimento e desenvolvimento do País", concluiu.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...