terça-feira, 19 de novembro de 2013

Religiosos de Matriz Africana realizaram evento em comemoração aos 106 anos da Umbanda

No último dia 15, sexta-feira, feriado da “Proclamação da República”, início da tarde, por volta das 14h:45min, umbandistas, candomblecista, e membros de nações africanistas, realizaram o 1º evento alusivo ao dia Nacional da Umbanda, decretado pela Presidenta Dilma Rousseff e em comemoração aos 106 anos da Umbanda. O evento aconteceu no alto do Morro Grande, com à  1ª Lavagem da escadaria Frei Silvério, evento similar ao que acontece na Bahia, com a lavagem da escadaria da Igreja do Senhor do Bomfim. O evento contou com a presença de turistas que estavam visitando o local, por se tratar de um dos pontos turísticos de Lages, e aproximadamente 50 pessoas pertencentes a várias casas religiosas de Lages.
Após o ato realizado no alto do Morro Grande, os participantes se dirigiram para a Praça Joca Neves, no centro de Lages, onde se deu continuidade ao evento, com apresentações de Alabês de Porto Alegre, Mafra e o Grupo Guerreiros do Axé de Lages, onde além da presença de pessoas ligadas diretamente a religião, muitos transeuntes que por ali passaram, pararam para assistir ao evento.


O evento foi idealizado pelo Tat’etu Mukixi ria Nzaze Katubelanci (Babalorixá Márcio do Xangô), Zelador do Candomblé de Angola do Reino Angolano de Xangô e Oxum da cidade de Lages e contou com apoio da Prefeitura Municipal de Lages através da Fundação Cultural de Lages, Secretaria Municipal de Turismo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 6º Batalhão da Polícia Militar de Lages, 5º Batalhão de Bombeiros Militares de Lages e Casa Sete Tendas produtos esotéricos.
O evento ainda teve a participação especial do Babalorixá Jonata de Oxalá, com Terreiro aqui em Lages, Babalorixá Jorge Belerun de Porto Alegre RS, que juntamente com os Ogãs Celso de Porto Alegre e Frank de Mafra, e o grupo Guerreiros do Axé abrilhantaram o evento.
Lembramos que este é o segundo evento realizado com objetivo de inserir as religiões de Matriz Africana na sociedade, pois em abril deste ano já aconteceu a 1ª Carreata em homenagem a São Jorge Guerreiro – Ogum, organizado pelo Babalorixá Marcio de Xangô e Edson T’ Osum e com apoio do poder público municipal também.

Por AKI da SERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...