terça-feira, 26 de agosto de 2014


 

Descrição: logo
OAB vai à Escola leva Serrano Vota em Serrano para salas de aula de Lages nesta semana
Advogados da Comissão da OAB de Lages iniciaram, nesta segunda-feira (25/08), visitas aos Ensinos Médios da cidade para conscientização dos jovens eleitores sobre a importância do processo eleitoral e do voto regional. Até o final da semana, a estimativa é de que mais de sete mil alunos tenham assistido às palestras.
Nos encontros são apresentados desde a abordagem histórica do início do voto até leis e processos que permeiam os poderes legislativo e executivo, bem como os argumentos da Campanha Serrana Vota em Serrano. De acordo com o presidente da Comissão, Dr. Pablo Buogo, os estudantes são levados a compreender melhor o processo eleitoral ouvindo o contexto histórico que passa pelo período da monarquia, Brasil Colônia, Império, República, conquista do voto das mulheres, voto direto, voto não secreto, coronelismo, voto de cabresto, até uma abordagem sobre as Diretas já e a Constituição de 1988.  
Nas visitas é falado, também, sobre a divisão dos poderes executivo e legislativo, como se entrelaçam e as funções que competem aos deputados. É destacado, ainda, sobre a importância de votar em candidatos que representem a região serrana. De acordo com Dr. Pablo Buogo, dois argumentos são fundamentais para explicar a importância de eleger deputados que representem determinada região. O primeiro é a participação de um Deputado no Processo Legislativo: a elaboração de leis benéficas à população serrana é imprescindível para o desenvolvimento da região. E em segundo lugar, é pela distribuição do orçamento do governo, pois deputados serranos irão defender e solicitar a destinação de verbas para a Serra, verbas estas que podem ser utilizadas para diversas finalidades, como obras, por exemplo.
No tocante à questão orçamentária, também se destacam as emendas parlamentares, que são formas dos deputados agraciarem as suas regiões com quantias em dinheiro destinadas a diversos projetos. Tais emendas parlamentares, se aprovadas, podem destinar valores que variam entre dois e quinze milhões de reais por ano, para cada deputado estadual ou federal eleitos.
A iniciativa OAB vai a Escola é a nível nacional e em cada município ela pode assumir características diferenciadas. Em Lages, por exemplo, ela incorporou a Campanha Serrano Vota em Serrano, apoiando a causa pelo Voto Regional, por entender a OAB que a população serrana carece de representantes nas elevadas esferas do governo, e essa carência de representatividade política afeta diretamente o desenvolvimento econômica na região.
 
Débora (49) 91667862
Descrição: assinatura_coringa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...