terça-feira, 4 de novembro de 2014

Campanha contra poliomielite e sarampo tem data marcada em Lages


A meta de vacinação contra a pólio em Lages é de 9.703 crianças. Contra o sarampo, 8.553

A Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria de Saúde, prepara-se para o lançamento e início da campanha de vacinação contra a poliomielite, dia 8, e o sarampo, dia 22, até o dia 28 deste mês. A meta de vacinação contra a pólio em Lages é de 9.703 crianças. Contra o sarampo, 8.553.
Nos dias 8 e 22 de novembro (sábados), as 23 Salas de Vacina do município, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), estarão abertas ao público-alvo. As doses contra pólio são para crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos, ou seja, 4 anos, 11 meses e 29 dias; para sarampo, 1 ano até menores de 5 anos de idade. No caso da pólio, para crianças com mais de 6 meses de idade que estejam com esquema vacinal atrasado, é recomendada a vacina inativada da poliomielite (VIP), que é feita de forma injetável, diferentemente da outra, oral.
Nos demais dias da campanha a vacinação acontecerá normalmente nas Salas de Vacina e na Central, localizada na Vigilância Epidemiológica, atrás do pronto-atendimento Tito Bianchini. “Solicitamos aos pais que obrigatoriamente apresentem a carteirinha de vacinação”, alerta a diretora de Vigilância em Saúde de Lages, Rose Cristina Possato Penso. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3251-7625 e 3251-7626.

Cobertura homogênea
O objetivo da campanha é manter alta a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no Brasil, garantindo assim a condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da pólio, título recebido em 1994 pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “Nossa meta é alcançar 95% da cobertura vacinal em cada campanha”, observa a diretora de Vigilância em Saúde, chamando a atenção para o fato de que neste ano não haverá prorrogação.

O que são
O sarampo é uma doença de grande contagiosidade e, por conta disso, é preciso apostar na Campanha de Seguimento, voltada não somente para quem está com o calendário vacinal atrasado, mas como um reforço para quem já tomou, pois muitas vezes o indivíduo não criou imunidade, conforme aponta o Ministério da Saúde. A vacinação da chamada Tríplice Viral também protege, além do sarampo, contra rubéola e caxumba. Já a vacina contra a poliomielite protege contra a paralisia infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...