quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Crianças e adolescentes se tornam multiplicadores de alertas contra zoonoses

Entre os animais transmissores de doenças estão morcegos, ratos, insetos, aves e, principalmente, os dois principais domésticos aparentemente inofensivos, o cachorro e o gato
Aproximadamente 20 crianças e adolescentes, entre 9 e 17 anos, participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido no Centro de Referência em Assistência Social (Cras I), no bairro Popular, assistiram à palestra sobre prevenção e cuidados essenciais à saúde contra zoonoses, na manhã desta quarta-feira (12), no Cras.
A palestra foi proferida pelo coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão vinculado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Bruno Hartamann, e pelo biólogo Marcio Rodrigues da Silva, do CCZ. A ideia faz parte do Trabalho Técnico-Social (TTS), da Prosul - Projetos, Supervisão e Planejamento, responsável pelo suporte social às famílias vinculadas às obras do Complexo Ponte Grande.
Os profissionais do Controle de Zoonoses explicaram o trabalho conjunto e em sintonia realizado pelo CCZ, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Gerência de Proteção Animal) e Associação Lageana de Proteção aos Animais (Alpa).
Riscos por perto
Zoonoses são doenças infecciosas transmitidas de forma direta (saliva, unha, fezes, sangue e contato físico) ou indireta (por meio de pulgas e mosquitos, entre outros, ou por consumo de alimentos contaminados) por animais a humanos e vice-versa. Geralmente a doença surge através de parasitas que se hospedam em animais, mas também podem ser provocadas por microrganismos (vírus, bactérias e fungos). Os biólogos chamaram a atenção das crianças e dos adolescentes para os cuidados higiênicos e a medidas sanitárias na manipulação de alimentos como prevenção a doenças, incluindo zoonoses.
Entre os animais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...