sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Detran determina fiscalização intensa e permanente usando OCR


Levantamento do Departamento Estadual de Trânsito (Diretran) aponta que existem em Lages cerca de 22 mil veículos automotores com documentação atrasada, os quais continuam trafegando, infringindo a legislação em vigor. Diante desta problemática, somados outros casos de veículos rodando irregularmente – com película espelhada, rebaixamento excessivo, condutor sem habilitação –, a determinação para os órgãos municipais de trânsito é que haja intensificação permanente das blitz, especialmente com utilização do OCR (“Optical Character Recognition”, em inglês, ou “Reconhecimento Óptico de Caracteres”, em português).
O aparelho permite o cruzamento de dados (informações) de um veículo a partir dos caracteres da placa (números e letras). Com essa leitura, em poucos segundos os agentes de trânsito são informados sobre licenciamento e Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vencidos, registros de furto e roubo, dentre outras situações anormais.
Em Lages, a Diretoria de Trânsito (Diretran), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, tem realizado blitz com frequência. Uma delas ocorreu na quinta-feira (18). Nesse dia o OCR detectou 51 veículos. Pela manhã, dos 18 carros interceptados, 17 estavam com documentação atrasada. No período da tarde, 33 veículos foram parados, sendo que 23 apresentaram o mesmo problema, seja de licenciamento ou IPVA irregulares, segundo o gerente de processos da Diretran, Gustavo Oliveira.
A detecção de veículo com documentação vencida não ocorre somente nas blitz com utilização do OCR, uma vez que pode ser rastreado através de monitoramento das lombadas eletrônicas. Gustavo alerta os motoristas para que mantenham em dia a documentação de seus veículos, evitando aborrecimentos. “Veja, por exemplo, que na semana do Natal, caso um motorista tenha seu veículo guinchado na terça-feira à noite, só vai poder retirá-lo na segunda-feira (por causa dos pontos facultativos) e o mesmo vai ocorrer no período de fim de ano”, alerta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...