sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Profissionais recebem capacitação de chefs renomados


A Fundação Cultural de Lages (FCL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promotores do Festival Gastronômico Sabores de Lages, realizam nos dias 8 e 9 de dezembro atividades de capacitação com foco no conceito do Slow Food. Os chefs Fabiano Gregório, de Florianópolis (SC), e Tanea Romão, de Tiradentes (MG), farão atividades práticas com profissionais dos restaurantes participantes do festival, palestra e painel temático sobre gastronomia e cultura.
O diretor de Políticas Culturais da FCL, Gilson Maximo, diz que não há custo de participação, porém, é necessário que os interessados entrem em contato para confirmar presença. “Se, por algum motivo, não houver adesão desse grupo, abriremos inscrições para outros restaurantes”, avisa. Ele diz que a ideia é repassar orientações e dicas de uso de produtos regionais.

Dia 08/12 – segunda-feira
14h às 18h – Atividade prática com restaurantes participantes do Festival
Local: Cozinha da Fiesc, na rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102, Centro
19h30min – Painel temático: gastronomia e cultura
Local: Restaurante Bistrô, na Via Gastronômica, 483, Centro
21h – Jantar, com pratos elaborados com ingredientes locais

Dias 09/12 – terça-feira
14h às 18h – Atividade prática com restaurantes participantes do Festival
Local: Cozinha da Fiesc, na rua Nossa Senhora dos Prazeres, 102, Centro
19h30min – Troca de saberes com a chef Tanea Romão
Local: Restaurante Bistrô, na Via Gastronômica, 483, Centro
21h – Jantar, com pratos elaborados com ingredientes locais

O que é Slow Food
O Slow food, que em português significa comida devagar, é um conceito de alimentação que defende a importância de comer bem e devagar, para poder apreciar uma comida bem elaborada e também o momento da refeição. Conforme informações no site http://www.tuasaude.com/slow-food/, o conceito Slow Food tem a intenção de contrariar a tendência do Fast Food (comida rápida), que são comidas de simples confecção e geralmente de má qualidade nutricional. A descoberta e educação dos sabores diferentes, e a promoção dos restaurantes de comidas típicas regionais são também o foco do conceito que já se tornou um movimento internacional para se retornar a boa gastronomia. Fundado por Carlo Petrini, em 1986, o Slow Food se tornou uma associação internacional sem fins lucrativos em 1989.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...