segunda-feira, 23 de março de 2015

Lageano solidário ajuda prefa a cuidar do rio carahá

Margem Limpa
Lageanos deixam leito do rio Carahá mais limpo

“O envolvimento das pessoas na operação destaca a vontade do lageano em viver em uma cidade bem cuidada, com ambiente limpo e agradável. A ação não foi completa devido ao mau tempo, mas o trabalho dos voluntários serviu como exemplo.” Toni Duarte

Cerca de 120 pessoas participaram da terceira edição do projeto Margem Limpa, na manhã de sábado (21). Na ação da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos, em parceria com a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) e outros órgãos e instituições, foi recolhida aproximadamente 1,5 tonelada de lixo das margens do Carahá. A ação também marcou a importância e conscientização sobre o uso racional da água, em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.
Cerca de 20 instituições se fizeram presentes na operação e o prefeito interino Toni Duarte esteve no local acompanhando o trabalho dos voluntários. “O envolvimento das pessoas na operação Margem Limpa destaca a vontade do lageano em viver em uma cidade bem cuidada, com ambiente limpo e agradável. A ação não foi completa devido ao mau tempo, mas o trabalho de todos os voluntários serviu como exemplo”, diz.
O prefeito destacou a necessidade do trabalho de desassoreamento do rio Carahá. “Tendo em vista o grande volume de terra acumulado em toda a extensão do rio, solicitei, junto aos técnicos da prefeitura, um levantamento para a execução do trabalho com o pessoal e maquinário da própria prefeitura. Verificaremos se as máquinas da prefeitura são suficientes ou se precisaremos licitar a obra”, relata.

Exemplos de cidadania
O objetivo da ação é contar com a colaboração da própria comunidade para realizar o recolhimento de resíduos sólidos das margens do rio Carahá. A concentração ocorreu no estacionamento do Fórum Nereu Ramos e o grupo foi dividido em quatro equipes. “Duas ficaram responsáveis pela ala Sul do rio e as outras duas pela ala Norte”, explica o secretário de Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Mesmo com a chuva que insistia em cair no sábado pela manhã, o trabalho dos voluntários prosseguiu. Foram distribuídos 2.500 kits educativos – panfletos e sacos de lixo para automóveis. “A ação vai além do gesto de retirar o lixo da margem do rio. O Margem Limpa visa conscientização e formação de cidadãos responsáveis e preocupados com o meio ambiente, por isso há a participação de famílias no movimento. São exemplos de cidadania repassados de pai para filho”, diz Hampel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...