quarta-feira, 8 de abril de 2015

Cancelada parte campeira da Festa da Paçoca

O prefeito de Capão Alto Luiz Carlos Alves de Freitas anunciou no início da tarde desta quarta-feira (08), na sede da Amures, que a programação campeira da X Festa da Paçoca foi cancelada por orientação da Cidasc. Ao todo 26 eventos tradicionalistas agendados para o próximo final de semana em Santa Catarina, tiveram a mesma recomendação.
O motivo foi o registro de um foco do mormo registrado na segunda-feira em São Cristóvão do Sul e confirmado com reexames na terça-feira. A doença equina levou as autoridades sanitárias estaduais a emitir um alertar especialmente para rodeios, como o que estava programado para a Festa da Paçoca.
A notificação da Cidasc amparada em portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Secretaria de Defesa Agropecuária exige que para realização de qualquer evento em Santa Catarina que envolva equinos, os animais tenham exames negativos para mormo, por ser uma doença infectocontagiosa.
Também conhecida como lamparão, o mormo é uma doença que pode ser contraída por outros animais como o cão, gato, bode e até o homem. É transmitida através do contato com fluídos corporais dos animais doentes, como pus, urina, secreção nasal e fezes.
Esta bactéria possui um período de incubação de aproximadamente quatro dias. Os sintomas mais comuns são febre, prostração, fraqueza e anorexia.

Programação campeira transferida para data de 15 a 17 de maio

Os atrativos campeiros da Festa da Paçoca como cavalgada que tinha quase 500 inscritos, laçadas com mais de 150 equipes e gineteadas com 50 disputadas confirmadas foram transferidos para acontecer de 15 a 17 de maio, no parque de Exposições Juca Vieira.
Inclusive dois caminhões de cavaleiros que viriam de Capão Raso no Paraná, foram informados da nova data da parte campeira da festa. Ao lado do vice-presidente do MTG, Juarez Esmério, o prefeito Luiz Freitas disse que não há prejuízo financeiro para a festa.
“O que há é uma frustração para os que se prepararam para o rodeio, mas temos de ter bom senso, porque não podemos fazer do nosso rodeio uma festa de risco para o rebanho equino da região”, ponderou o prefeito. Ele conversou do MTG e confirmou a reserva de nova data no calendário tradicionalista do Estado, para não dar choque com outros rodeios.

A abertura oficial da Festa da Paçoca marcada para às 21 horas desta quinta-feira (09), está mantida e toda programação de shows, bailes, cultural e gastronomia. Na primeira noite terá como atração principal Cassia Abreu. Na sexta-feira os Quatro Gaudérios. Sábado o grupo Moda Boa e show nacional com Marcos e Belutti e no encerramento, domingo às 17 horas, o Musical San Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...