quarta-feira, 15 de abril de 2015

Código para rastreabilidade da origem dos alimentos

Com o objetivo de garantir a segurança do alimento e fornecer informações para os consumidores sobre de onde vem o produto que está comprando, o vereador Gerson (PMDB), sugere na moção legislativa 101/2015, que o Município, por meio da Secretaria de Agricultura, disponibilize, através de convênio, a rastreabilidade da origem dos alimentos para pequenos e médios produtores que abastecem a rede/segmento supermercadista da cidade.

No documento, aprovado na sessão deliberativa de terça-feira (07), o vereador destaca que com a rastreabilidade será possível saber de onde vêm os alimentos, obter informações sobre como o alimento foi plantado, se foi ou não usado agrotóxico e se a quantidade usada está dentro do limite estabelecido por lei, saber também, a distância entre, onde o alimento foi produzido e onde está sendo vendido, pois quanto mais próximo, mais fresco e menos poluentes são emitidos no transporte.

Com este foco, a Associação Catarinense de Supermercados (ACATS) desenvolveu o Programa Alimento Sustentável nos Supermercados do Estado de Santa Catarina, que atualmente já atinge mais de 150 fornecedores de alimentos da área de hortifutri (FLV), abastecendo 8 redes de supermercados participantes da fase piloto do projeto. “Acredito que num futuro breve esse procedimento será convertido em norma ou no mínimo será requisito fundamental, exigindo de todos os produtores que comprovem a origem de seus alimentos”, destaca Gerson.

Ele acredita ainda, que se o município disponibilizar a rastreabilidade da origem dos alimentos, por meio de convênio entre administração pública e produtores, será um grande avanço para os produtores que fornecem alimentos ao segmento supermercadista. “Além de estar enquadrado no programa sugerido pela ACATS, o produtor estará agregando valor a seu produto, tendo em vista que hoje, existe a necessidade de oferecer transparência sobre a origem dos produtos colocados nas gôndolas”.

Sobre a rastreabilidade de alimentos

É uma das principais ferramentas para a garantia de procedência e o controle da qualidade dos alimentos ao longo da cadeia produtiva. Permite o registro das informações relativas às origens e os destinos dos alimentos perecíveis, através de um código de rastreabilidade único e exclusivo para cada lote comercializado. Este código acompanha o alimento através de toda a cadeia produtiva, podendo ser consultado, a qualquer momento, por todos os elos envolvidos no processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...