quinta-feira, 16 de abril de 2015

Coruja - atenção especial aos portadores de diabetes

Os deputados do PMDB, Fernando Coruja e Dalmo Claro (médicos endocrinologistas),  encaminharam Projeto de Lei (PL/0109.2/2015) que dispõe sobre a distribuição gratuita de análogos da insulina aos portadores de diabetes inseridos em Programas de educação para diabéticos.
Com a aprovação, serão beneficiados os portadores de diabetes tipo 1 e de diabetes tipo 2 - em uso de insulina, e de difícil controle com insulinas convencionais, que receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde – SUS de Santa Catarina os análogos de insulina necessários para o tratamento.
Conforme a justificativa encaminhada pelos médicos e parlamentares, Coruja e Dalmo, o Diabetes Mellitus é uma doença muito frequente na população, e a sua incidência vem crescendo nos últimos anos. O diabetes tipo 1, insulinodependente, atinge preferencialmente crianças e adolescentes. " O aparecimento da doença nesta faixa etária costuma provocar grande tensão no portador e em toda sua família. Os problemas emocionais e na vida cotidiana acentuam-se com a dificuldade do controle metabólico da doença. O diabetes tipo 2, com frequência, com a evolução da doença, passa a exigir o uso de insulina", informam os deputados.
Ainda segundo a justificativa que acompanha o Projeto de Lei, a prática clínica e os estudos científicos mostram que as insulinas convencionais não são capazes de controlar adequadamente a doença no diabetes mellitus tipo 1 e em muitos casos do tipo 2, quando este passa a requerer o uso da insulina. Os análogos de insulina permitem nestas situações um controle muito mais adequado da doença.
"Os usuários do Sistema Único de Saúde – SUS na sua maioria não têm condições econômicas de adquirir estes análogos de insulina. Como o SUS não fornece estes produtos administrativamente eles precisam recorrer ao Poder Judiciário para o suprimento da sua necessidade", informam os deputados acrescentando que "o fornecimento destas medicações diminuirá as demandas judiciais e proporcionará o aumento significativo da qualidade e da expectativa de vida dos portadores de diabetes enquadrados nas condições supracitadas".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...