quinta-feira, 9 de abril de 2015

Deputada Carmen Zanotto aprova seminário para debater acesso à mobilidade urbana

A pedido da deputada Carmen Zanotto, a Câmara dos Deputados deverá promover, nos próximos dias, debate sobre o acesso das pessoas com deficiência aos equipamentos de mobilidade urbana. O requerimento para realização do evento foi aprovado, nesta quarta-feira (08), pela Comissão das Pessoas com Deficiência (PcD).
O debate será realizado em conjunto com a Comissão de Desenvolvimento Urbano e contará com a participação de entidades ligadas aos PcD e ao governo.
De acordo com dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 12% da população mundial têm algum tipo de deficiência. No Brasil, o percentual é praticamente o dobro, 23,9 % da população brasileira (45 milhões de pessoas), conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo Carmen, apesar de o grau de conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência ter aumento no país, a acessibilidade como elemento essencial da mobilidade urbana não evoluiu, principalmente nas grandes cidades, onde o direito de ir e vir de cadeirantes, por exemplo, é cada vez mais limitado por falta de políticas governamentais.
“Quando uma cidade não é acessível, quando não há um meio transporte digno, qualquer tipo de deficiência se torna grave, impossibilitando que as pessoas possam trabalhar, executar suas atividades diárias”, afirmou a parlamentar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...