quarta-feira, 15 de abril de 2015

Salão do Livro: na abertura teve homenagens e bate-papo com Joanna de Assis


“É nosso dever dar oportunidade para o cidadão ter acesso ao livro, à leitura, a acompanhar as discussões com temas que trabalham a diversidade e, principalmente, possibilitar que se sintam parte desse processo.” Toni Duarte

Nesta terça-feira (14), o Salão do Livro da Serra Catarinense foi aberto oficialmente na praça Joca Neves. O ato contou com homenagem ao jornalista Névio Fernandes e à professora Danusia Apparecida Silva. Esporte, jornalismo e inclusão foram tema do bate-papo com a jornalista Joanna de Assis, repórter do Sport TV e autora do livro Para-Heróis.
O prefeito interino Toni Duarte destaca a importância do incentivo à leitura e colaboração dos homenageados nesse processo. “Homenageamos hoje dois grandes profissionais que são referência na literatura regional, que disseminaram o conhecimento e motivaram muita gente”, frisa. Ele reforça sobre a função do poder público em oferecer eventos como o Salão do Livro. “É nosso dever dar oportunidade para o cidadão ter acesso ao livro, à leitura, a acompanhar as discussões com temas que trabalham a diversidade e, principalmente, possibilitar que se sintam parte desse processo”, ressalta.
Neste ano, a temática que norteia as atividades trata da diversidade. Para o superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Mauricio Neves de Jesus, estar em praça pública, entre pessoas e livros, autores e leitores reafirmam e reforçam o lema desta segunda edição. “Diversidade é isso. O Salão é para todos”, reflete.

Os homenageados
Danusia Apparecida da Silva, leitora desde a infância e impulsionada pelos pais, iniciou sua carreira profissional como professora primária. Formada em letras pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), mestre em educação e com mestrado em literatura, considera a leitura o principal suporte em todas as áreas de formação.
Desde 1997 ministra a disciplina de literatura infantil. Foi idealizadora e coordenadora da Semana da Literatura Infantil, iniciada no mesmo ano e que foi realizada durante uma década na Uniplac. Danusia também foi responsável pela criação do Grupo de Contadores de Histórias, na universidade.
O outro homenageado foi o jornalista, economista e escritor Névio Fernandes. Ele foi presidente da Associação Lageana de Escritores (ALE) por três mandatos. Foi membro da Associação Brasileira de Escritores de Santa Catarina, Instituto Histórico e Geográfico de Lages, da Associação dos Amigos do Patrimônio de Lages, dos Amigos do Museu Thiago de Castro e Malinverni Filho. Há 59 anos milita no jornal Correio Lageano, assinando 9.300 artigos e 167 mil matérias. Faz parte da imprensa lageana há 68 anos. Atualmente é membro do Conselho Municipal de Política Cultural, ocupando a cadeira de literatura.

A experiência de Joanna de Assis
A jornalista e escritora Joanna de Assis participou da mesa “Esporte, jornalismo e inclusão”, com o escritor Mauricio Neves de Jesus. Eles falaram para um público de 200 pessoas, a maioria alunos e professores dos cursos de comunicação social da cidade. A conversa girou em torno da experiência de Joanna como repórter que cobriu vários eventos esportivos no Brasil e no exterior.
Numa dessas oportunidades, Joanna entrevistou dez portadores de deficiência que tinham o sonho comum de se tornar campeões paraolímpicos. Desse trabalho nasceu sua primeira obra, Para-Heróis, lançada no ano passado. “Textos jornalísticos e literários são diferentes, mas ambos se apaixonam”, diz. Ela ainda falou sobre seu trabalho como repórter esportiva, uma atividade predominantemente masculina. “Enfrentei muito preconceito, mas respondi com o meu profissionalismo. E conquistei o respeito que todas as mulheres merecem”, aponta. Depois de responder às curiosidades dos acadêmicos, ela fez uma sessão de autógrafos.

Legenda: O prefeito interino destaca a importância do incentivo à leitura e colaboração dos homenageados nesse processo (Foto: Nilton Wolff)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...