terça-feira, 16 de junho de 2015

Eco-ônibus trabalha educação ambiental nas escolas


“Trabalhamos para a manutenção da vida. É um momento em que conversamos com os alunos e refletimos juntos sobre as consequências de determinados atos. Procuramos despertar neles uma visão maior sobre as atitudes de cuidado do espaço em que vivem.” Maria Cristina Neves

Dando continuidade à programação do Mês do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos trouxe a Lages o Eco-ônibus da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma). Até sexta-feira (19) o veículo percorrerá seis instituições de ensino da rede pública municipal e da estadual. A programação do Eco-ônibus teve início na segunda-feira (15) com visita à Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Santa Helena e na manhã desta terça-feira (16) a equipe esteve na Emeb Lupércio de Oliveira Koeche, no bairro Várzea.
O eco-ônibus é um veículo adaptado que remete a uma sala de aula interativa. Nesta terça, alunos do 5º e 6º ano aprenderam um pouco mais sobre o meio ambiente e a importância de conservá-lo. “Teremos várias atividades até o fim do mês. O Eco-ônibus da Fatma é inédito na cidade. Os técnicos trabalham a conscientização através da educação. Somente nesta escola cerca de 120 alunos terão acesso ao trabalho”, afirma a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato.
A analista técnica em gestão ambiental, Maria Cristina Neves, e a técnica da equipe de educação ambiental Evanise Machado, da Fatma, são as responsáveis. Segundo Maria Cristina, a cada ano cerca de 20 mil estudantes participam das ações do Eco-ônibus e a parceria com as unidades escolares é fundamental para o complemento dessa atividade educacional. “Trabalhamos para a manutenção da vida. É um momento em que conversamos com os alunos e refletimos juntos sobre as consequências de determinados atos. Procuramos despertar neles uma visão maior sobre as atitudes de cuidado do espaço em que vivem”, diz.
O projeto foi implantado em Santa Catarina em 2005. Após a apresentação dos trabalhos os alunos recebem material didático, como as cartilhas educativas que contém 22 temas ambientais. “Acreditamos que a educação ambiental é o melhor caminho para a preservação do meio ambiente. Através da conversa e mostra de vídeos adaptados proporcionamos abertura maior com essa geração, para que futuramente os recursos não acabem. É cuidar hoje para ter amanhã.”, afirma Evanise.

Agenda

Na tarde desta terça-feira o Eco-ônibus estará na Emeb Belisária Rodrigues, no bairro Maria Luíza. Na quarta-feira (17) está programada visita nas 
Emebs Profº Eduardo Pedro Amaral, do bairro São Francisco, e Aline Giovana Schmidt, do Guarujá. Na quinta-feira (18) o veículo estará nas escolas estaduais José Pinto Sombra, do Guarujá, e Maria Quitéria, no Conta Dinheiro, durante a manhã, e na Francisco Manfrói, do Santa Monica, à tarde. A programação do Eco-ônibus encerra na sexta-feira (19) com visita à escola Ilza Amaral Oliveira, do bairro Santa Helena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...