quinta-feira, 11 de junho de 2015

Flávinho afirma que a festa do pinhão incrementou a renda na cidade


Festa do Pinhão: Turismo apresenta balanço positivo

Somente no período do evento foram emitidos pelo setor de fiscalização, vinculado à Secretaria de Municipal da Fazenda, cerca de 50 alvarás temporários para o funcionamento legal de várias vertentes do comércio

Com o término da 27ª Festa Nacional do Pinhão, a cidade começa a voltar à rotina e pensando no fomento do turismo na região, o secretário Flávio Agustini apresentou o reflexo positivo do evento, nos mais diversos segmentos. O levantamento final ainda não foi divulgado, mas de modo geral, Lages saiu ganhando, segundo ele. De acordo com Flávio, o chamado “turista de eventos” procura os roteiros em busca de entretenimento e diversão. “Quem se enquadra nesse perfil costuma gastar em média quatro vezes mais que o turista convencional e volta ao destino com mais frequência, ou seja, injeta muito dinheiro na economia local”, explica.
Para Flávio Agustini, o turismo tem a influência direta em mais de 50 segmentos da economia. “Ele utiliza vários serviços: equipamentos gastronômicos, rede hoteleira convencional e alternativa e até mesmo borracharias, o que gera um aquecimento econômico significativo”, relata. O secretário fala que foi um desafio realizar a festa em 30 dias focando na valorização da cultura e gastronomia local. “Ter realizado a Festa do Pinhão, acima de qualquer custo, foi uma atitude acertada”, garante.

Atrativos para conhecer a Serra
Visando a integração das 18 cidades que compõem a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), o Fórum de Secretários de Turismo (Forsetur) discute o desenvolvimento do setor na região e, neste período, a Festa do Pinhão é mais um dos atrativos que levam o visitante a querer conhecer toda a Serra. “Ele quer otimizar seu deslocamento e usufruir dos atrativos locais da melhor maneira e está disposto a investir no seu lazer. E esta época do ano é a mais favorável para toda região se destacar no fomento turístico”, afirma o secretário.

Geração de trabalho e renda
Somente no período da Festa do Pinhão foram emitidos pelo setor de fiscalização, vinculado à Secretaria de Municipal da Fazenda, cerca de 50 alvarás temporários para o funcionamento legal de várias vertentes do comércio, entre eles os estacionamentos no entorno do parque Conta Dinheiro, o transporte alternativo de vans e boxes de alimentação.
Esse fator contribuiu para a geração de trabalho e renda temporários, a exemplo da ocupação de 21 guias turísticos, formados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em parceria com a Secretaria de Turismo. Eles trabalharam no posto do Centro de informações Turísticas (Citur) montado no Lages Garden Shopping; na central da Citur, no Centro; no posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-282, e ainda no parque Conta Dinheiro com a pesquisa.

Projeção

A imagem de Lages é projetada a vários cantos do país, inclusive no exterior e, ao ver a Festa do Pinhão como oportunidade de negócio, o cidadão se torna pró-ativo, o que garante o incremento de renda nesta época do ano. “Essa projeção possui um valor imensurável e existe um equívoco quando se fala que a festa precisa dar lucro. De modo geral, o evento é uma ação de fomento da economia, o turista vem à cidade com intenção de gastar e as pessoas que se preparam têm um faturamento alto”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...