quinta-feira, 18 de junho de 2015

Inverno começa neste domingo e exige maior cuidado com a saúde

O inverno brasileiro de 2015 começa oficialmente às 13h38min deste domingo, 21 de junho. E sendo a Serra Catarinense a região mais fria do Brasil, é comum que as pessoas estejam mais vulneráveis a problemas de saúde decorrentes do tempo seco e das baixas temperaturas. Por isso é importante estar preparado e evitar as doenças como gripes, resfriados e outras reações alérgicas, que atingem, na maioria das vezes, o sistema respiratório.
Com o frio, as defesas do organismo são enfraquecidas. Então, é preciso cuidar da alimentação, praticar atividades físicas, se hidratar e dormir bem para que o organismo consiga se recuperar. A doença pode ser transmitida até por pequenas gotículas de saliva em uma conversa com outra pessoa.
“A permanência em locais fechados propicia a transmissão do vírus. E com a imunidade mais baixa, isso pode virar uma infecção secundária e se transformar em amidalite ou pneumonia”, alerta o médico Pablo Rodrigo Knihs, da Gerência de Saúde da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Lages.
Para o enfermeiro Orides Kemer, responsável pela Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, a principal preocupação é com os casos mais graves quando há sintomas de febre acompanhada de tosse ou dor de garganta, na cabeça ou no corpo.

Atenção maior aos grupos mais vulneráveis

A atenção deve ser redobrada com grupos mais vulneráveis a estas doenças, como crianças, idosos e gestantes. No fim do mês passado, a Gerência Regional de Saúde prolongou a campanha de vacinação contra os vírus da gripe para proteger os grupos que costumam ser mais atingidos.
O enfermeiro Orides acredita que a imunização contra os três vírus da gripe, com gravidades diferentes (H1N1, H3N2 e B), foi a primeira etapa de prevenção. A segunda, diz ele, é o cuidado de cada um. Orides orienta ainda que se evite a automedicação neste período.
“Se começa a tomar chá, antitérmico e outros remédios, a coisa se agrava. Por isso, o correto é procurar uma unidade de saúde para atendimento médico”.
“Alguns medicamentos podem piorar o quadro. Se persistir, é melhor consultar um profissional”, completa o médico Pablo Rodrigo.
O tratamento com medicamentos, em casos de gripe, dura cinco dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...