terça-feira, 2 de junho de 2015

Núcleo de Medicamentos especiais soluciona impasses


“Nosso trabalho é auxiliar na solução dos casos em que o paciente não esteja conseguindo obter os medicamentos, exames e procedimentos de que precisa, receitados por seu médico. Fazemos a ligação paciente-médico-Justiça, ou até mesmo atendimentos administrativos, tentando evitar a judicialização.” Emmeline Moura Costa

A Procuradoria-Geral do Município de Lages coordena o Núcleo de Medicamentos que visa evitar ações judiciais movidas por pacientes que necessitem de remédios, exames, procedimentos especiais para tratamento de saúde. O núcleo funciona na Sala 56, no 5º andar do prédio da Justiça Federal, na avenida Belizário Ramos (Carahá).
Segundo levantamento, em 2014 foram feitos 522 atendimentos e neste primeiro semestre de 2015 (janeiro a maio), outros 192 casos foram registrados. “Temos 350 pacientes cadastrados junto ao Núcleo”, relata a procuradora Emmeline Moura Costa. “Nosso trabalho é auxiliar na solução dos casos em que o paciente não esteja conseguindo obter os medicamentos, exames e procedimentos de que precisa, receitados por seu médico. Fazemos a ligação paciente-médico-Justiça, ou até mesmo atendimentos administrativos, tentando evitar a judicialização”, explica Emmeline.
O Núcleo de Medicamentos é formado por um médico, farmacêuticos e técnicos da Procuradoria-Geral do Município e das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social. “A cada 15 dias o médico Anderson Stevens, da Secretaria de Saúde, vem ao Núcleo para fazer análise dos processos e também atendimentos aos pacientes assistidos. Têm casos que foram resolvidos pela substituição de medicamentos prescritos por outros similares àqueles indicados pelos médicos dos pacientes e disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. Isso, é claro, em comum acordo entre os médicos e o Judiciário”, conclui Emmeline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...