terça-feira, 9 de junho de 2015

Radar do tempo esta sendo montado em Lontras

Começa o processo de montagem de componentes eletrônicos do radar meteorológico de SC
08/06/2015
Técnicos da Defesa Civil de Santa Catarina e da empresa fabricante do equipamento estão em Lontras, no Alto Vale do Itajaí, para realizar a montagem do radar meteorológico. A previsão é que até o fim de semana, se tudo correr dentro do esperado, o aparelho volte operar.
As peças substitutas chegaram ao local onde está a torre ainda no fim de semana. Imediatamente, profissionais começaram trabalhar na conferência e nos testes iniciais. 

Foto: James Tavares/Secom
Desde o segundo semestre de 2014, a Defesa Civil vinha trabalhando na aquisição de um segundo lote de peças sobressalentes, com o objetivo de proporcionar a máxima operacionalidade em caso de eventuais falhas nos componentes. Um primeiro lote com um conjunto básico de peças já havia sido adquirido junto com o radar. Apesar de todos os esforços, não houve tempo hábil para adquirir as peças ainda em 2014. No dia 19 de janeiro de 2015, duas peças do radar foram avariadas, as quais não estavam contempladas no primeiro lote de peças.
A demora para a substituição se deu ao fato de que a fabricante não tinha as peças em estoque e as mesmas precisaram ser fabricadas. Um conjunto de peças sobressalentes foi recentemente adquirido, cujas remessas devem ocorrer em três lotes, com previsão de entrega total do conjunto em 120 dias. Cabe ressaltar que o primeiro lote deste novo conjunto chegou ao Estado com as peças a serem substituídas no equipamento.

Foto: Defesa Civil/Divulgação
O radar meteorológico do Estado possui cobertura de 77% do território catarinense e prevê leitura e varredura de até 400 quilômetros de raio em linha reta. No entanto, o radar mantém leitura mais específica em 200 quilômetros de raio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...