quarta-feira, 15 de julho de 2015

Manutenção da limpeza das margens do Carahá será reavaliada

Manutenção da limpeza das margens do Carahá será reavaliada
A ação conjunta de secretarias municipais amenizou ou até eliminou, segundo Mushue Hampel, o risco de estrangulamento por conta da vazão das águas em canais estreitos entre a ponte de acesso às ruas Anastácio da Silva Motta e Caetano Vieira da Costa
O vice-secretário de Defesa Civil e secretário de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Mushue Hampel, diz que embora tenha sido uma ação breve e de pequeno porte, o trabalho executado no rio Carahá surtiu efeito. Foram retirados em torno de 60 de cargas de areia com caminhão caçamba acumulada no rio. A ação conjunta de secretarias municipais amenizou ou até eliminou, segundo Hampel, o risco de estrangulamento por conta da vazão das águas em canais estreitos entre a ponte de acesso às ruas Anastácio da Silva Motta e Caetano Vieira da Costa.
Ele fala que os moradores sabem o quanto a iniciativa ajudou evitar novos pesadelos de inundações. “Quando o volume estava estrangulado, numa ocorrência como a de terça-feira (14), com pancadas de chuva contínuas, praticamente todas aquelas casas em volta da ponte estariam alagadas”, avalia. O alagamento que ocorreu na terça é próximo ao Centro de Distribuição (CD) dos Correios, na avenida Belizário Ramos, o que configura outro problema. “Nosso trabalho foi executado com coordenação da Defesa Civil Municipal, sob o aval de dois engenheiros agrônomos, um engenheiro civil com especialização em solos, biólogos e demais técnicos capacitados para orientar as atividades”, explica.
Foi feito um trabalho minucioso, zeloso e com muito cuidado para que não houvesse degradação e atingimento do leito do rio, conforme o secretário. “Simplesmente foi retirado o excesso de areia. E a revegetação já está toda recomposta”, comenta. “É preciso se colocar no lugar de quem sofre anos a fio com as enchentes, perdendo móveis, alimentos, documentos, com crianças e idosos em casa, ficando doente por causa do incômodo ou até pelo contato com água suja e contaminada”, argumenta. Hampel destaca que o trabalho foi executado por um corpo técnico competente.
Foi realizada verificação in loco com o promotor público de Meio Ambiente, Renee Cardoso Braga. “Em conversa com a Defesa Civil foi analisado que a limpeza não estava, de forma nenhuma, acabando com a mata ciliar, desviando o leito do rio ou sendo escavado profundamente. Nós mesmos cessaríamos o trabalho se isso estivesse acontecendo”, frisa. O Ministério Público (MP) deu aval para a continuidade, mas a questão será rediscutida pelo corpo técnico da prefeitura, segundo Hampel.
Previsão
O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), prevê 15 milímetros de chuva à tarde e 11 à noite nesta quarta-feira (15). Na quinta deve chover 30 milímetros.
Legenda: Ele fala que os moradores sabem o quanto a iniciativa ajudou evitar novos pesadelos de inundações (Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...