sábado, 18 de julho de 2015

Saúde de Lages é referência

Referência
Lages estrutura Núcleo de Educação Permanente em Saúde e é destaque nacional



A educação permanente surgiu a partir de um curso de especialização proporcionado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Agora serão promovidos dois encontros para todos os servidores locais

Com o foco em valorizar o trabalho dos servidores da saúde pública de Lages, entre os dias 18 a 21 de agosto e 15 a 18 de setembro acontecem o 1º e o 2º Encontro do Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde de Lages (NPHES). Todos os colaboradores da Secretaria de Saúde participarão com o intuito de haver maior divulgação dos serviços entre os próprios servidores.
A rede de saúde é ampla e a rotatividade de pessoal também é grande. “Com isso o novo colaborador tem dificuldade nesse acesso”, explica Iloena Bianchini, responsável pelo setor administrativo da secretaria. O encontro servirá para mostrar ao servidor as ações que cada setor executa para que ele possa orientar melhor o usuário. “Queremos melhorar nossa comunicação e começaremos isso internamente”, destaca.
Hoje a Secretaria de Saúde conta com mais de 1.200 colaboradores. Todos participarão dos encontros divulgando os serviços do setor em que trabalha e assistindo às demais apresentações. O primeiro será de cunho assistencial – os servidores farão a apresentação sobre os atendimentos. O segundo será voltado às questões administrativas – os gestores de cada programa e setor explicarão o funcionamento.
No total serão oito dias de encontros. Haverá a participação de 300 profissionais por dia. De acordo com Andréia Miranda, uma das tutoras do Núcleo em Lages, isso dará maior visibilidade sobre os serviços que a secretaria oferece. “A partir do momento em que o colaborador fica ciente sobre os encaminhamentos, orientará melhor o paciente e este terá mais informações. A rede de assistência do município começará a ser articulada, colocando em prática o seu fortalecimento”, diz.

Lages é destaque
A educação permanente surgiu a partir de um curso de especialização proporcionado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). “Selecionamos algumas pessoas para participar do curso. A ideia era que a prática profissional e a assistência em saúde fossem colocadas na plataforma de estudos para questionar sobre o que o profissional faz cotidianamente no trabalho e o que esse serviço pode proporcionar à saúde no município e região”, explica
Andréia.
A partir desse curso de especialização, o município estruturou o Núcleo de Educação Permanente em Saúde e todos os interessados no assunto têm acesso a essas informações. Dentro dessa plataforma Lages foi selecionada como o melhor município do Brasil na prática de educação permanente e humanização em saúde. “No dia 6 de agosto iremos a Brasília apresentar nossa proposta de trabalho, uma vez que o Ministério da Saúde considera nossa metodologia inovadora e contemplará o município como um todo. O Núcleo pensa na educação permanente e humanização, abrangendo todas as áreas e programas da Secretaria de Saúde”, relata.


Legenda: Ministério da Saúde considera a metodologia inovadora. Uma equipe irá a Brasília dia 6 de agosto (Foto: Marcio Avila)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...