quarta-feira, 8 de julho de 2015

Sexta será inaugurado frigorífico em Lages

Empreendimento
Empresário inaugura a Belo Peixe nesta sexta-feira

O prefeito Toni Duarte e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, estarão presentes

Será inaugurada nesta sexta-feira (10), às 14h, a Belo Peixe. O frigorífico, voltado à piscicultura, foi construído às margens da rodovia BR-116, no Acesso Sul, próximo à divisa com Capão Alto. O prefeito Toni Duarte e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, estarão presentes. O terreno sobre o qual está edificado o parque fabril foi doado pela prefeitura em 2013. São 16 mil metros quadrados.
Esta é a primeira indústria da Serra voltada ao processamento de pescados de água doce (truta, tilápia, jundiá e catfish). O peixe é comprado abatido de produtores rurais de Lages e região, com transporte até o parque fabril, onde ocorre a evisceração, corte, filetagem, defumagem, embalagem e armazenamento. O produto chegará às câmaras frias em caminhões sob temperatura de 12 graus, no gelo, e sairá congelado para comercialização.
O intuito é beneficiar 450 cultivadores. Neste momento mais de 160 estão assegurados. Truta, tilápia e jundiá serão fornecidos por produtores da Serra, a exemplo de Painel, com a truta. Também haverá repasses de cultivadores com colaboração da Usina Hidrelétrica Barra Grande (Baesa) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). E virão peixes de Pouso Redondo, Taió, Rio do Campo, Armazém, Tubarão e Braço do Norte, por exemplo.

SIF
O propósito de produção é de oito toneladas ao dia em um único turno de trabalho. Os produtos serão destinados ao mercado local e estadual, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Cerca de 20 postos de trabalho estão sendo gerados. De acordo com o proprietário da Belo Peixe, Vilso Isidoro, as obras duraram quase 1,5 ano. Ele é pioneiro no segmento. A Belo Peixe obteve junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Tecnologia
O parque fabril é composto por sala para lavação de peixes, esteira, depósitos, sala de higienização de funcionários e de esterilização de utensílios, escritório, banheiros, vestiários, refeitório e cozinha. A Belo Peixe é composta por sistemas inovadores de esgotamento sanitário, drenagem, abastecimento de água, pisos, paredes feitas com isopor e de lâmpadas especiais específicas para frigoríficos. Lagoas foram instaladas para o tratamento de efluentes e aproveitamento do resíduo gerado e fluído na fábrica.

Distribuição do espaço

São mais de 800 metros de área construída no complexo fabril. De Área de Preservação Permanente (APP), seis mil metros e área aproveitável de dez mil metros, além do espaço de faixa de domínio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) perante a rodovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...