segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Cargas indivisíveis só com curso para motoristas

Motoristas precisam ter curso para conduzir veículos com carga indivisível. Policias  fiscalizam aplicação da Resolução


Florianópolis, 10.8.15 -O transporte de cargas indivisíveis só poderá ser feito por motoristas qualificados para movimentar esse tipo de bens ou mercadorias. É que desde o dia 30 de junho, está em vigor a Resolução 484/14, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que determina a obrigatoriedade de especialização para condutores de veículos de carga indivisível, informa o gerente do Sest Senat Catanduvas, Gelter Ferreira.
Segundo ele, a Polícia Rodoviária Federal já começou a fiscalizar os profissionais e aqueles que não tiverem a certificação poderão serão impedidos de conduzir o caminhão, além de ser multados.
Gelter Ferreira ressalta que as Unidades do Sest Senat em Santa Catarina oferecem os cursos para cargas indivisíveis há algum tempo. E todo mês tem novas turmas de acordo com a procura. Segundo ele, a qualificação tem o foco, nas regras para esse tipo de transporte estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito, com as disciplinas de Legislação, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Respeito e Prevenção de Incêndio, Movimentação de Carga.
Gelter Ferreira disse que são consideradas cargas indivisíveis regulamentadas pelo Contran entre elas Blocos de Rochas, Conteineres, Máquinas ou Equipamentos de Grandes Dimensões e Indivisíveis, Toras, Tubos e Bobinas, Veículos de Escolta, Autopropelidos e outras Cargas. A qualificação completa tem 50 horas-aula e o aproveitamento, que pode ser feito para quem já tem um curso especializado, é de 15 horas.

Pré-requisitos para se matricular no Cargas Indivisíveis

Os pré-requisitos são ser maior de 21 anos, estar habilitado, no mínimo, na categoria C ou E, não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses, não estar cumprindo pena da suspensão do direito de dirigir ou ter a carteira nacional de habilitação cassada, de forma a ter se envolvido em crime de trânsito, ou estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...