sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Definidos os desfiles oficiais da Semana da Pátria

Serão realizados três, sendo o primeiro na rua São Joaquim, o segundo na avenida Camões e no dia 7 de setembro na Duque de Caxias

Diante da crise econômica em que vive o país e acaba refletindo na maioria dos municípios, muitos prefeitos da Serra catarinense começaram a repensar a realização dos desfiles de 7 de setembro visando a contenção de custos. A situação não é diferente em Lages. Na manhã desta sexta-feira (7) o prefeito Toni Duarte convocou a secretária de Educação, Marimilia Coelho, e Humberto Aloísio de Oliveira, gerente Regional de Educação, representando o governo do Estado, através da Gered, para definir como será a Semana da Pátria este ano. O secretário de Administração, Pedro Marcos Ortiz, acompanhou o encontro.
Em comum acordo ficou acertado que haverá três desfiles oficiais, ao invés de cinco, que ocorriam nos anos anteriores. O primeiro será no dia 4 de setembro, uma sexta-feira, na rua São Joaquim, bairro Copacabana, a partir das 14h. O segundo será no sábado (5), a partir das 14h na avenida Camões, bairro Coral, e o desfile no dia 7 de setembro, uma segunda-feira, na avenida Duque de Caxias, a partir das 9h, como tradicionalmente ocorre todos os anos.
O prefeito salienta que as escolas e instituições que desfilavam no Guarujá também serão contempladas e poderão se apresentar no desfile na avenida Camões, tornando-se um grande evento com a participação de toda a comunidade. “É uma forma de diminuir as despesas e valorizar todas as unidades escolares que tradicionalmente desfilam nesta data. Todas terão oportunidade”, garante.
A guarda com o hasteamento e arreamento das bandeiras, realizado todos os dias durante a Semana da Pátria, será mantida. O ritual cívico ocorre no calçadão da praça João Costa e conta com a participação de escolas municipais e estaduais e instituições, das 9h às 17h.

Despesas serão suprimidas
A secretária de Educação, Marimilia Coelho, pondera que cada desfile exige um grande envolvimento de profissionais e recursos públicos para sua realização. São despesas como a montagem dos palanques e suas respectivas decorações, sonorização, instalação de banheiros químicos e transporte de alunos, além dos custos arcados por escola com a compra de equipamentos, roupas e acessórios para os alunos que se apresentam na avenida.
As escolas que optarem por não participar dos desfiles poderão fazer homenagens cívicas nas suas próprias comunidades, segundo ela. “A partir de agora será uma corrida contra o tempo para organizar tudo e fazer bonito”, diz. Na próxima semana acontecerá uma reunião com a comissão organizadora, que envolve as secretarias municipais afins, Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, Gered e instituições como o Grupo de Escoteiros para definir as atribuições de cada um.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...