sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Prefeito inaugura Laboratório de Análises da Água


Lages ganhou mais uma ferramenta de controle da qualidade sanitária. Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito Toni Duarte, acompanhado da secretária de Saúde, Rose Possato, e da bioquímica Ester Santos de Souza, o Laboratório de Análises da Água. A estrutura está localizada no subsolo da Vigilância Epidemiológica. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC) é o órgão que realiza as análises no Estado e decidiu descentralizar os trabalhos. O Lacen forneceu os equipamentos e materiais. A contrapartida do Município é disponibilizar recursos físico e humano.
O Ministério da Saúde conta com o Programa Nacional de Vigilância Ambiental em Saúde (Vigiagua), de controle e vigilância da qualidade da água, com especificações a partir de uma portaria sobre a obrigatoriedade de as redes de abastecimento, como a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), realizar controles diário, mensal e semestral.
Em Lages, a Vigilância Sanitária faz o controle da Semasa uma vez por mês, com coletas em diversos bairros e envio ao Lacen, em Florianópolis, num processo demorado. Com a inauguração do Laboratório, Lages fará todo o trabalho no município, com análises de água recolhida em Lages e nos 12 municípios pertencentes à 27ª Gerência Regional de Saúde e após, abrangendo a Regional de São Joaquim. Em Lages começará a funcionar nos primeiros dias de setembro (falta a informatização do local, feita pelo Lacen). O resultado das análises sairá em dois dias.
As coletas são feitas em locais que concentram grande número de pessoas e que são mais suscetíveis à contaminação como hospitais, clínicas, unidades de saúde, casas de repouso e universidades. “A novidade faz com que se amplie a referência de Lages em saúde”, observa o prefeito. Rose Possato destacou o início de um grande trabalho. “Temos insumos, materiais e corpo técnico capacitado para oferecer uma análise eficaz”, destaca. “E os cidadãos poderão requerer a coleta no local onde moram”, informa Ester.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...