sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Casa que abriga 15 pessoas recebe melhorias

“As condições eram tão ruins que tinha sapo, barata. Chovia igual lá fora e estava tudo podre.” Maria Ivonete Carneiro do Amaral

Por acomodar 15 pessoas de uma mesma família, a casa de Maria Ivonete Carneiro do Amaral, 49 anos, precisava de uma reforma. E isso aconteceu com a parceria entre a prefeitura de Lages e o Cohab Cidadã, da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab). O programa destina recursos na ordem de R$ 10 mil para o custeio de reforma residencial para famílias carentes financeiramente, com mão de obra disponibilizada pela prefeitura, através da Secretaria de Habitação.
Maria Ivonete mora na rua do Ingazeiro, bairro Habitação, e recebeu a visita do diretor de Habitação, Volnei Pereira, e da assistente social Ana Paula Ribeiro. Na casa moram Maria Ivonete, filhos e seus cônjuges, filhas e netos. “Com o novo espaço ficou melhor do que estava”, opina. Não foi possível executar todas as benfeitorias que o imóvel exige. Porém, os problemas emergenciais foram atendidos e adultos, crianças e o filho de Maria, deficiente auditivo e da fala, estão em condições melhores de moradia.
Volnei esclarece que a moradia tem tamanho de 30 metros quadrados e foi praticamente feita uma casa nova contemplando paredes, aberturas, janelas, portas, parte elétrica. O novo espaço foi transformado em dois quartos e uma cozinha. “As condições eram tão ruins que tinha sapo, barata. Chovia igual lá fora e estava tudo podre”, revela Maria Ivonete. Eles ocupam o lugar há mais de dez anos.
A casa já havia sido fruto de doação pela prefeitura. “Em sua totalidade, a moradia conta com 60 metros quadrados. Neste caso não coube reforma, metade da estrutura foi desmanchada e refeita. Faltam alguns reparos, como a cobertura na parte da frente da casa e banheiro, mas os recursos são limitados”, pontua Volnei.
Ana Paula Ribeiro lembra que é preciso cuidar do imóvel para que tenha mais tempo de vida. “Uma das formas é pintar as paredes. Se a família não puder proporcionar conservação logo estará precisando novamente de auxílio”, analisa. Em Lages, 13 famílias foram selecionadas para receber reformas em seus imóveis, conforme cadastros e encaminhamento de documentação pela Secretaria de habitação e seleção da Cohab.
Todas recebem cobertura com telhas de fibrocimento com cinco milímetros de espessura. Das 13, dez efetivamente receberam as reformas, pois houve falecimento e tomadas de iniciativa própria de melhorias por parte de moradores. Atualmente três reformas estão em andamento, sendo no Caravágio, Novo Milênio e Tributo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...