terça-feira, 6 de outubro de 2015

- Jovem Vereador já chegou a 17 escolas públicas de Lages

O projeto Jovem Vereador, promovido pelo Poder Legislativo Lageano, já está presente em 17 escolas do município. Alunos do 6º ano ao 3º do ensino médio têm contato com o mundo da política e um entendimento de como ela influencia na vida de cada um. Todas as escolas públicas serão envolvidas nesta iniciativa.
Executado pelo educador Érico Paes de Campos, o Jovem Vereador tem o objetivo de despertar o gosto pela política nos estudantes ao mostrar que cada ação tem um pé no campo político, desmistificar a visão existente sobre a área e mostrar o quão ela é decisiva em nosso cotidiano, “basta ver um telejornal”, aludia o historiador aos curiosos alunos das escolas Antônio Joaquim Henriques e Nossa Senhora dos Prazeres, atendidas na quinta-feira (1).
Nas conversas com os alunos, Érico diz que o projeto é a iniciativa mais promissora envolvendo a educação política com os jovens pelo potencial em despertar novas lideranças no município, com a vontade e o conhecimento necessário para desenvolver o lugar em que vivem.

Potencial em formar novos líderes e jovens conscientes

Ao destacar a importância do poder de escolha, o historiador cita Aristóteles que disse que aqueles que não gostam de política serão governados por aqueles que gostam. Alguns alunos já demonstraram interesse em apresentar projetos e serem escolhidos por sua escola.
Os alunos do 6º ano da escola Nossa Senhora dos Prazeres, do bairro Santa Catarina, Eduardo Daniel, Vitor França e Vitor Rafael querem contribuir com projetos educativos no cuidado com o lixo, contra a poluição dos rios, do ar e do solo e o abandono dos animais de estimação.
Ana Alyce, Guilherme Hoefling e João Victor, do 8º ano, acreditam que é importante uma política pública de recolhimento e feiras de adoção dos animais em situação de rua, tanto quanto a pavimentação das ruas para evitar acidentes de veículos e com pedestres.

Jovens terão um ano de atuação

Cada instituição de ensino do município vai definir um representante. Os estudantes vão participar de uma capacitação na Câmara neste fim de ano e de uma seleção para a escolha de 19 jovens vereadores para atuarem durante 2016 todo.
Já foram atendidas as escolas estaduais Godolfin Nunes de Souza, Ilza Amaral, Jorge Augusto Neves, Jose Pinto Sombra e São Judas e as municipais Aline Giovanna Schmitt, Antônio Joaquim Henriques, Eduardo Pedro Amaral, Emília Furtado, Fausta Rath, Nossa Senhora da Penha, Nossa Senhora dos Prazeres, Ondina Neves Bleyer, Osni de Medeiros Regis, Santa Helena, São Vicente e Suzana Albino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...