terça-feira, 13 de outubro de 2015

Movimento intenso em mais uma ação do Balcão Cidadão


Somente neste ano mais de 20 ações foram realizadas, em vários pontos da cidade, facilitando a vida de quem não pode ou não tem condições de se deslocar até o Centro da cidade para requerer os documentos

Desta vez os moradores dos bairros Universitário, Popular, Várzea, Habitação e Caça e Tiro foram os beneficiados com a ação do Balcão Cidadão itinerante. O evento aconteceu nesta terça-feira (13), na praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), próximo ao ginásio de esportes Jones Minosso. A ação é uma parceria com as Secretarias de Assistência Social, Saúde e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, junto à rádio Clube de Lages.
O trabalho social do Balcão Cidadão visa deixar os serviços da prefeitura mais próximos das comunidades. Somente neste ano mais de 20 ações foram realizadas, em vários pontos da cidade, facilitando a vida de quem não pode ou não tem condições de se deslocar até o Centro da cidade para requerer os documentos. “Nosso trabalho vai além dos gabinetes. Por determinação do prefeito Elizeu Mattos estamos visitando as comunidades que mais precisam de atendimento, dando maior abrangência às nossas atividades”, diz o secretário-executivo Walderlei Germano.
Além da confecção gratuita de toda documentação necessária ao cidadão, o Balcão disponibiliza de fotos 3x4 e do requerimento para a segunda via da certidão de nascimento gratuita. Durante todo o dia são oferecidos lanches (bolo, cachorro-quente, suco, café, pipoca) e atividades de lazer. “A integração deste serviço reitera a força do Balcão Cidadão e contribui para que, a cada movimento, mais pessoas sejam atendidas e participem desta programação diferenciada de confraternização”, destaca Walderlei.

Brechó solidário
O brechó solidário do Balcão mais uma vez marcou presença na ação com a disponibilização de várias peças de roupas e calçados para doação. “Esta foi outra ideia que deu certo. Conseguimos mobilizar as pessoas que nos doam as peças e, a cada ação, nós as repassamos à comunidade. Cada pessoa pode escolher o que quiser e levar para casa, sem nenhum custo. É mais um movimento que visa à cidadania e atender os que mais precisam”, reitera.

Assistência Social
Até o fim do dia são esperados mais de 500 atendimentos nos diversos serviços. A Secretaria de Assistência Social está presente na ação divulgando programas do governo federal como o Cadastro Único (CadÚnico), os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e as atividades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “Em breve um núcleo do CRAS I que atende toda essa região será instalada na praça CEU e para isso estamos oferecendo nossos serviços para que as pessoas conheçam mais sobre o trabalho realizado”, diz o secretário José Amarildo Farias.

Trabalho e Renda
O Banco do Emprego, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda também marca presença na ação, com a lista de vagas disponíveis e o encaminhamento dos interessados para fazer o cadastro na secretaria. Entre uma brincadeira e outra, acompanhados de um preparador físico, as crianças tiveram um dia de recreação, com direito a pintura facial e brincadeiras na cama elástica, perna de pau e jogos de futebol. O Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) também são parceiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...