quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Com a presença do governador, 2,2 mil crianças se formam no Proerd em Lages


     
Com a presença do governador, 2,2 mil crianças se formam no Proerd em Lages
01/12/2015
Com a presença do governador Raimundo Colombo, 2,2 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) se formaram nesta terça-feira, 1º de dezembro, em Lages. Os alunos são das redes de ensino municipal, estadual e particular do 5º ano, com faixa etária dos nove aos 11 anos. O evento, que reuniu cerca de sete mil pessoas, foi realizado pelos policiais militares do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

>>> Confira mais fotos
“O Proerd em Santa Catarina tem feito um trabalho extraordinário, de sucesso e de grande avanço humano e pessoal. Permite que a juventude do nosso Estado tenha mais e melhores informações para fazer escolhas e dizer não para aquilo que não presta, que ameaça a sua liberdade e tira o seu equilíbrio”, destacou Colombo.
“Dizer não às drogas é um trabalho que tem frutificado e tem melhorado muito a vida das famílias catarinenses. Por isso, o nosso reconhecimento, os parabéns e a valorização a tantos profissionais da Polícia Militar e diretores das escolas”, completou o governador.
O Programa consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, as escolas e as famílias. O objetivo é capacitar jovens estudantes com informações e despertar habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência. Outras ações secundárias do programa incluem fortalecer a autoestima das crianças e adolescentes, valorizarem a vida, prevenir-se contra a criminalidade e aproximar a Polícia Militar da comunidade escolar.

“É um programa que há 17 anos já atingiu mais de 1,2 milhão de crianças. Esse é um momento de aproximação entre polícia, comunidade e escola. Para nós é uma satisfação participar de mais uma formatura e, por isso, esperamos dar continuidade a esse programa”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Paulo Henrique Hemm.
O Proerd possibilita ainda complementar seu projeto pedagógico à escola de acordo com o artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). O artigo diz que a educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Para a aluna Maria Eduarda Turatti, a lição é de nunca usar drogas e fazer as coisas de forma correta. “É um programa muito divertido, que ensina a dizer não às drogas e também um incentivo para os meus colegas participarem”.
A filosofia do programa prevê o direcionamento de ações a toda comunidade escolar e, de forma especial, aos pais e responsáveis promovendo uma reflexão sobre a importância da família como ambiente primeiro da prevenção. O Proerd tem se tornado instrumento para a integração das famílias no processo educacional, onde o diálogo torna-se proposta prioritária para a melhoria da qualidade de vida das crianças.

Entre os benefícios está a ação policial mais humanizada, que permite aos estudantes enxergarem os policiais como servidores, não apenas como aplicadores da lei. Também estabelece uma linha de comunicação entre os policiais e a juventude.
O Proerd teve sua origem nos Estados Unidos, com a denominação Dare – Drug Abuse Resistance Education. Foi implantado no Brasil no ano de 1992 e, em Santa Catarina, em 1998, na cidade de Lages.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...