quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016


Em tempos de crise financeira é bom praticar ... Comportamentos Econômicos 


Sempre defendi que o desperdício está fortemente atrelado às pequenas coisas.

O dinheiro some e você se pergunta, para onde foi
O dinheiro some e você se pergunta, o que posso fazer

Perguntas que devem ser respondidas diariamente, porém para respondê-las, você precisa sair do automático, precisa se dar conta do que está fazendo e onde está gastando seu dinheiro. E mais que isso, o que fazer para reduzir os gastos e melhor aproveitar as oportunidades.

A lista abaixo é sugestiva, mas você pode contribuir para aumentá-la e ajudar outras pessoas a economizar nas pequenas atitudes:

1 - Essa é para quem curte cozinhar:
        Você fez que aquela janta maravilhosa, ferveu a água para cozinhar e sobrou na chaleira um bom tanto. Por que não guardar esta água fervida para tomar depois? E cuidado para não deixar a boca do fogão acesa gastando gás.

2 - Essa é para quem já se acostumou com:
        A torneira pingando, a luz acesa sem ter ninguém no ambiente. Por que não procurar arrumar a torneira e manter a luz apagada? 

3 - Essa é para quem pensa que gastando um pouco hoje não se pode economizar muito amanhã:

        Você tem aquela lampada incandescente, baratinha, porém que no final do mês, sem você perceber o impacto que ela faz na sua conta é bem significativo. Faz o seguinte, veja qual ambiente mais utiliza, e faça um investimento, compre "uma" lâmpada econômica (fluorescente) e troque, aguarde um mês para acompanhar o resultado.

4 - Essa é para quem gosta de ter peças diferentes no guarda roupa:

        Por que não trocar com uma amiga (o), você comprou uma roupa e não curtiu, pouco utilizou. Comente com suas amigas (os) e façam trocas. Esta questão é inda mais importante, porque visa a sustentabilidade e redução do consumismo.

5 - Essa é para quem curte Internet:

       Busque sites de compras coletivas, mas, se tiver necessidade de algo. Mesmo em momentos de economia, é necessário tirar um tempo para diversão. Você e sua família precisam de descontração, e muitas vezes esses sites de compras coletivas oferecem descontos em restaurantes e outros lugares que podem ser interessantes. Neste quadro, também valem as demais dicas de economia que vários sites oferecem, leia muito e chame a família para ajudar com ideias e ações.

6 - Essa é para quem tem força de vontade:
       Simplesmente a partir de hoje, deste momento, não compre mais nada a prazo. Sim, você leu certo, não compre nada que não seja em dinheiro, ou seja, se não tiver dinheiro no momento, não compre. Lembrando que esta dica é para coisas supérfluas, que não são imprescindíveis para o dia a dia.

Se você fez algo interessante e quer compartilhar, fique a vontade.

Espero que tenha ajudado!!!
Mãos a obra?

Forte abraço.

Karine Giordani Machado
Palestrante/Consultora Financeira
Blog: economiafinanceiraja.blogspot.com.br
Facebook: EconomiaFinanceiraJa
WhatApp: 49 - 9831 8432


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...