terça-feira, 15 de março de 2016

Assinada ordem de serviço para construção do Ceim Santa Helena

Na noite desta segunda-feira o prefeito Elizeu Mattos, acompanhado da secretária de Educação, Marimilia Coelho, assinou a ordem de serviço para a construção de um novo Centro de Educação Infantil Municipal
Uma obra muito esperada pela comunidade está prestes a ser concretizada pela administração municipal. Na noite desta segunda-feira (14) o prefeito Elizeu Mattos, acompanhado da secretária de Educação, Marimilia Coelho, assinou a ordem de serviço para a construção do novo Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) do bairro Santa Helena. O ato encerrou a nona edição da Força-Tarefa Lages Cidadã, que foi deflagrada no bairro durante o mês de março, com concentração de atendimentos neste sábado (12). Durante a solenidade, o relatório com os números de atendimentos foram apresentados aos moradores.
O ato, nesta noite, reuniu moradores próximos e autoridades e foi realizado na associação de moradores. Serão investidos na obra R$ 1.888.084,32, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), através do programa Proinfância, com modelo padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e mais contrapartida da prefeitura na aquisição do terreno, terraplanagem e outros serviços, totalizando aproximadamente R$ 2,5 milhões. A empresa que executará a obra é a lageana Evoluta, que terá prazo de 15 meses para a entrega.
O aumento de vagas para a educação infantil nessa região da cidade era um dos anseios da administração municipal, que tem como meta até o fim da gestão 2013/2016 praticamente zerar o déficit no município. Além da unidade do bairro Santa Helena, outros dois Ceims devem ter a ordem de serviço assinada em breve, sendo um no bairro Centenário e outro no loteamento Nadir, atendendo também a região do bairro Penha. “Assumimos esse compromisso com a comunidade e estamos atingindo a meta. Nos últimos três anos houve um aumento de mil vagas e, com a entrega dos três novos Ceims, conseguiremos atingir duas mil novas vagas na educação infantil, chegando a 40% daquelas que já existiam”, diz o prefeito Elizeu.
Maior Ceim da rede municipal
A moradora Zulma Neves Padilha ficou feliz com a notícia da construção da unidade. “As mães poderão ir trabalhar sossegadas, deixando seus filhos em um lugar seguro. Toda a comunidade será beneficiada”, comemora. A unidade, que estará localizada na rua Saturnino Antônio do Pilar, terá capacidade para atender 396 crianças em dois turnos, ou 188 em período integral. Serão 1,5 mil metros quadrados de área construída, se enquadrando no novo modelo de creches financiadas pelo FNDE, baseada nas necessidades de desenvolvimento da criança, tanto no aspecto físico como no intelectual e social.
Essa será a primeira unidade da rede municipal de ensino pelo novo padrão FNDE implantada no país, sendo até agora o maior Ceim do município. “Muitos pais, mesmo tendo poder aquisitivo favorável, preferem matricular seus filhos na rede municipal por acreditarem na qualidade, o que nos enche de orgulho, mas ao mesmo tempo acarreta em maiores responsabilidades para conseguir atender a demanda”, diz a secretária Marimilia Coelho.
Números da Força-Tarefa
A assinatura da ordem de serviço para o Ceim no bairro Santa Helena foi uma das atividades de maior impacto durante a realização da Força-Tarefa Lages Cidadã nos últimos dias. A coordenadora do evento e secretária-executiva de Assuntos Comunitários, Mauren Santos, prestou contas sobre os atendimentos:
- Balcão Cidadão – 668 atendimentos referentes à documentação
- Distribuição de feijão - 360 famílias
- Infraestrutura – 82 atendimentos (obras terão continuidade)
- Secretaria de Saúde – 1.152 atendimentos
- Banco do Emprego – 19 cadastros
- Distribuição de mudas de hortaliças e árvores frutíferas – 2.300
- Assistência Social – 263 atendimentos
- Distribuição de quatro mil cachorros-quentes para a comunidade
Legenda: Além da unidade do Santa Helena, outros dois Ceims devem ter a ordem de serviço assinada em breve, um no bairro Centenário e outro no loteamento Nadir (Foto: Toninho Vi_

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...