quinta-feira, 31 de março de 2016

Dia da Água é lembrado com atividades educativas

“Lages está em uma região que possui água de qualidade e em abundância, mas precisamos trabalhar na prevenção para que não aconteça a escassez.” MichellePelozato

O Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, é sempre uma data permeada por reflexões sobre os cuidados necessários para sua preservação. Em Lages, várias instituições como o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Instituto José Paschoal Baggio e o Comitê Canoas se juntaram à prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), para realizar atividades alusivas nesta terça-feira (29).
O evento “Arte Vida Verde”aconteceu no calçadão da praça João Costa durante toda a tarde, envolvendo a comunidade e estudantes que participaram da programação. Cerca de 350 alunos de dez Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) passaram pelo local.
A coordenadora de educação complementar do Sesc, Silvia Oliveira, lembra que muitos países e algumas regiões do Brasil já sofrem com a escassez da água, e que nem sempre ter em abundância significa ser de qualidade. “Nossa intenção é refletir como estamos utilizando a água, que é um elemento natural à nossa disposição, e nem sempre usamos da melhor maneira. Por isso precisamos tomar providências para evitar a contaminação e poluição”, diz.
Uma das atividades realizadas no calçadão foi a coleta do óleo de cozinha, que é um agente altamente poluidor do meio ambiente. Na maioria das vezes, pessoas desinformadas acabam não dando a destinação correta, indo parar nos córregos através da tubulação de esgoto. “Precisamos ter consciência de que os cuidados que temos com o meio ambiente se refletem na nossa própria saúde”, acrescenta Silvia.
Os alunos participantes assistiram a um vídeo informativo sobre os cuidados com a água, oficinas recreativas e a confecção de uma faixa com muitos metros de extensão, na qual foram inseridos recadinhos para a comunidade sobre a importância da preservação.

Monitoramento do rio Carahá
Todo o mês de março foi voltado às ações de conscientização e preservação da água na região. Recentemente, em um evento juntamente com o Comitê Canoas, foi assinado o Plano Estadual das Bacias Hidrográficas do Estado. Também foi realizada a quarta edição do Margem Limpa, com a participação de aproximadamente 150 voluntários para a retirada de lixo das margens do rio Carahá.
Outra medida importante foi a colocação de placas de monitoramento da qualidade da água do riodentro do perímetro urbano. Esse trabalho está sendo realizado pela prefeitura em parceria com o Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (Cisama) e o Comitê Canoas.
As placas foram distribuídas nos 16 pontos, ao longo dos sete quilômetros de extensão do Carahá. Após o monitoramento e a análise, as etiquetas foram colocadas em cada ponto sinalizando a qualidade da água, apontando como “ruim”em quase todos eles e apenas três pontos foram classificados como “razoável”. “A qualidade da água do rio Carahá se mostra bastante preocupante em quase toda a sua extensão. Serve como base para algumas medidas que possam ser tomadas pelo poder público e instituições no intuito de amenizar essa situação”, comenta o acadêmico do curso de Engenharia Ambiental do CAV, Natan Liz Zambelli.
A maior parte da causa da poluição é o despejo de esgoto de forma irregular, que acaba atingindo o rio.De acordo com a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Michelle Pelozato, providências estão sendo tomadas, como o Plano Municipal da Mata Atlântica, revendo a questão das matas ciliares que contribuem com a manutenção da temperatura da água e inserção de seres vivos na água, melhorando a qualidade do ambiente aquático. “Serão metas que deverão ser alcançadas nos próximos anos para melhorar a qualidade da água. Lages está em uma região que possui água de qualidade e em abundância, mas precisamos trabalhar na prevenção para que não aconteça a escassez”, diz Michelle.


Legenda: O Arte Vida Verde aconteceu na praça João Costa envolvendo a comunidade e estudantes (Foto: Nilton Wolff)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...