quarta-feira, 23 de março de 2016

Diário da Criança é distribuído em 75 Ceims

Trata-se de uma agenda escolar na qual os pais e professores se comunicam através de recados, visando o bem-estar e acompanhamento da rotina diária das crianças junto da família e da escola

O prefeito Elizeu Mattos e a secretária de Educação, Marimilia Coelho, participaram da entrega dos primeiros Diários da Criança 2016, na manhã desta terça-feira (22), no Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Sepé Tiaraju, no bairro Passo Fundo, onde estão matriculadas 80 crianças de 0 a 6 anos. Todas elas receberam o Diário, uma agenda escolar na qual os pais e professores se comunicam através de recados, visando o bem-estar e acompanhamento da rotina diária das crianças junto da família e da escola.
Elizeu diz que é fundamental a participação dos pais e responsáveis no acompanhamento direto dos seus filhos na escola. “O Diário da Criança é uma das prioridades da Secretaria de Educação, pois serve de elo entre as famílias e a escola, contribuindo para uma educação mais participativa. O futuro nasce na educação”, entende Elizeu.
A prefeitura, segundo a secretária Marimilia Coelho, investiu cerca de R$ 40 mil no projeto Diário Escolar somente neste ano de 2016, sendo que em 2015 também houve a distribuição da agenda para todas as crianças matriculadas na Educação Infantil Municipal. “Neste ano distribuiremos 7.010 agendas para igual número de crianças matriculadas nos 75 Ceims, da cidade e do interior”, assegura a coordenadora do setor de Educação Infantil, Andréa Bortoluzzi.
Andréa destaca a importância da adoção do diário como veículo de comunicação escola-família, um projeto executado pela Secretaria de Educação, desde a produção dos textos educativos e de orientação prática aos pais e responsáveis pelas crianças até a diagramação e ilustração do material impresso. “Para isso houve a colaboração da SecretariaExecutiva de Comunicação Social”, destaca. “Antes desse diário, os pais compravam um caderno ou agenda, onde eram anotados recados. Agora eles recebem de graça o Diário, onde consta o calendário escolar e uma série de textos informativos”, completa.
A diretora do Sepé Tiaraju, Cleusa Feldhaus Silveira, diz que com o Diário da Criançase dá a intercomunicação de pais, professores e orientadores sobre tudo aquilo que diz respeito ao convívio dos pequenos no meio escolar-educacional.

Investimentos
O prefeito Elizeu Mattos lembrou que em 2014 foram distribuídas jaquetas para 16 mil estudantes da rede municipal de ensino e em 2015 teve início a adoção do Diário da Criança. “Para maio/junho está prevista a entrega de uniformes escolares”, anuncia.Quanto às vagas nas creches, contabilizou: “No início de 2013 Lages tinha seis mil vagas de creches e passados três anos já foram criadas mil novas vagas. Até o fim de 2016 deverão ser criadas mais 500 a mil novas vagas, chegando a um percentual de 25% de aumento da capacidade de atendimento na Educação Infantil se comparado ao ano de 2012”.

Ação voluntária
Presentes ao ato de entrega do Diário da Criança, no Ceim Sepé Tiarajú, estiveram os rotarianos HildoRogério e LeonardoManfróiCórdova (pai e filho), os quais têm contribuído, tanto através do Rotary como de forma voluntária para o bem-estar das crianças matriculadas no Ceim.“Acompanho o desenvolvimento do Ceim desde 1995, quando o Rotary firmou parceria com a prefeitura para a reconstrução da antiga creche que era de madeira e muito pequena. Desde então permaneço atuando no que é possível de minha parte na manutenção e ampliação da infraestrutura e da parte funcional da creche. Agora, para minha felicidade, meu filho se engajou neste trabalho, conseguindo a doação de uma cadeira de dentista”, revelaHildo.Segundo a diretora do Ceim, Cleusa Feldhaus Silveira, duas vezes por semana as crianças da creche contam com a atuação de um odontopediatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...