quinta-feira, 17 de março de 2016

Plano Municipal de Desenvolvimento Rural passa por consulta pública

Estão marcados para esta sexta-feira (18), a partir das 14h, nas dependências do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), e para o dia 23, a partir das 19h, na sede do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC), campus de Lages, os dois encontros para a reuniãode consulta pública sobre o processo de elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural (PMDR) de Lages.A Secretaria de Agricultura e Pesca, junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, está coordenandoesse processo. “Estamos abertos a sugestões que visem à melhoria do trabalho que vem sendo elaborado”, diz o secretário Moisés Savian.
As reuniões serão marcadas pela apresentação da versão preliminar do PMDR à sociedade, apontando todos os estudos feitos sobre a situação socioeconômica, recursos naturais e demais itens que, somados, chegam a 54 ações para o desenvolvimento do meio rural lageano. “O PMDRdeveria existir desde a criação da lei orgânica de 1990 e só agora é que está sendo elaborado, portanto, a participação de todos os interessados é de extrema importância”, relata o secretário.
Após as reuniões o documento será encaminhado à Câmara de Vereadores para ser aprovado até o fim deste mês. Neste primeiro momento a validade é de dois anos (2016/2017) para que, segundo o secretário Moisés, haja a conectividade entre o atual e o próximo mandato da administração municipal. “Os vereadores também serão convidados para uma reunião específica para tomarem conhecimento sobre o funcionamento doPMDR. Apresentaremos como uma metodologia de gestão e o Conselho Municipal continuará dando acompanhamento e monitoramento”, destaca.
Nos próximos dois anos o PMDRserá acompanhado sistematicamente com produção de relatórios a cada seis meses, que auxiliarão no redirecionamento e servirão de subsídio para a formatação do próximo. “Trabalharemos com a fundamentação legal e tabulação de dados como população rural, mapeamento das estradas rurais, mapa sobre o uso do solo em todo o território, movimento econômico, crédito agrícola e outros aspectos.Vamos articular iniciativas e potencializar resultados”, ressalta.
O PMDRcomeçou a ser elaborado em outubro do ano passado com a coleta de dados através do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pesquisa de campo, cadastramento das estradas, levantamento do uso do solo (plantação de pinus, lavouras e florestas nativas) e outras iniciativas. Ao todo o município conta com 1.517 quilômetros de estradas rurais que serão mapeadas para facilitar a criação de roteiros para o transporte escolar, por exemplo.

Sobre o Conselho
Fazem parte do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural: Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lages, Associação das Comunidades Rurais Organizadas, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Núcleo dos Médicos Veterinários de Lages, CAV eIF-SC. Tem sido parceiros oSindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Tanoarias de Lages (Sindimadeira) e Secretarias Municipais diretamente envolvidas como Educação, Meio Ambiente e Serviços Públicos, Saúde, Semasa, Assistência Social, Assuntos Comunitários, Segurança e Ordem Pública,Turismo e Agricultura e Pesca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...