sexta-feira, 8 de abril de 2016

Comunidade do Dom Daniel recebe o Balcão Cidadão


“É sempre difícil ter que me deslocar até o Centro para resolver essas questões. Eu precisava providenciar a Carteira de Identidade dos meus filhos e não perdi essa oportunidade.”Marilda Aparecida da Luz

Sendo um dos bairros mais afastados do Centro e com uma grande demanda para os serviços públicos essenciais, nesta quinta-feira (7) os moradores do Dom Daniel forambeneficiados com uma série de atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde. Em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), que organizou a programação, a equipe do Balcão Cidadão participou dos trabalhos oferecendo a confecção de documentos.
A comunidade pôde requerer a primeira e a segunda via da Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteiras de Trabalho e entrada com o pedido para segunda via da certidão de nascimento, tudo gratuitamente, inclusive as fotos para os documentos.“Nossa parceria com o Sesc é de longa data e, como eles sempre estão presentes nos nossos eventos, fizemos questão de retribuir”, destaca a secretáriaexecutiva do Balcão Cidadão, Arlete Pessatti.
Foram registrados mais de 200 atendimentos pelo Balcão. A dona de casa Marilda Aparecida da Luz não pensou duas vezes e aproveitou, uma vez que a ação ocorreu ao lado de sua casa. “É sempre difícil ter que me deslocar até o Centro para resolver essas questões. Eu precisava providenciar a Carteira de Identidade dos meus filhos e não perdi essa oportunidade”, conta.
Além dos serviços do Balcão, a Secretaria de Assistência Social marcou presença com orientações sobre os programas sociais do governo federal como Bolsa-Família e cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos estava com um estande paradistribuição de mudas de hortaliças e árvores nativas, e orientando os moradores sobre a prática da compostagem para hortas caseiras orgânicas.

Foco da ação do Sesc
De acordo com o coordenador de saúde do Sesc, Adilson Girardi, o foco da ação é voltada ao desenvolvimento de hábitos alimentares mais saudáveis e a prática da cidadania. “É um evento de nível estadual e praticamente todos os municípios de Santa Catarina onde o Sesc é presente estão desenvolvendo alguma atividade sobre o tema. EmLages procuramos focar na alimentação desde sua forma de transporte e armazenamento, para que as pessoas tenham ideia sobre o quão importante são essas informações sobre o alimento que vai à mesa”, destaca.
Durante o dia houve momentos de lazer e orientações gerais sobre saúde da criança, idoso, mulher e homem. “É a primeira vez que uma ação desse porte chega ao bairro, estou muito contente com o resultado, pois é sinal de que a nossa comunidade não está esquecida. É uma ótima iniciativa que precisa ser repetida”, destaca a presidente da associação de moradores, Ângela da Costa.

Agende-se
Nesta semana haverá mais duas ações do Balcão Cidadão Itinerante. A primeira acontece nesta sexta-feira (8), das 8h às 12h, no salão da igreja do bairro Tributo. Esta é uma parceria com a rádio Guri.Nosábado (9), o bairro Popular é que recebe os atendimentos. Para esse dia está marcada uma grande ação em parceria com o Instituto Mix. A ação acontece durante o dia todo e será na igreja evangélica do bairro, na rua Elói Silva, esquina com a Valdo Costa.

Legenda: Nesta semana haverá mais duas ações. A primeira acontece nesta sexta-feira, no bairro Tributo, e a outra no sábado, no bairro Popular(Foto: Toninho Vieira)




Outras informações acesse o site: 

http://www.lages.sc.gov.br Prefeitura de Lages 

Secretaria de Comunicação Social Telefone: 3221-1010

*Se não deseja mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...