sexta-feira, 8 de abril de 2016

Consumidores descobriram o valor nutritivo da carne da truta

Uma grande parcela da população já tem consciência sobre o verdadeiro valor da carne do peixe. Além de formosa, é nutritiva e saudável. O mais importante, a saber, é de que contém uma enorme quantidade de proteína animal, bem semelhante à encontrada na mesma quantidade na carne bovina. Além disso, a forte presença das vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E. E mais. Nela se encontram elementos minerais vitais para o ser humano, como o sódio, ferro, cobre e zinco, entre outros. Lembrar também que a maior parte das gorduras dos peixes é insaturada e, dependendo da espécie de peixe, a gordura pode representar somente 1% do peso da carne.

Ômega 3: estímulo ao consumo

O estímulo ao consumo da truta vem também da presença de um componente que é muito benéfico à saúde, conhecido como ômega 3, que reforça o valor nutritivo do peixe. O ômega 3 é um ácido que ajuda a reduzir as taxas de colesterol, diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares. Auxilia, também, na regeneração de células nervosas, influindo no combate à depressão e distúrbios do sono. Por atuar no sistema nervoso, o ômega 3 diminui o risco de desenvolvimento do Mal de Alzheimer, demência e cansaço mental.

A truta na mesa do consumidor

Até pouco tempo a carne da truta era considerada um artigo de luxo na mesa dos consumidores. Porém, a história passou a mudar, a partir do processamento industrial, em Lages, na Serra Catarinense. O produto pronto para servir dentro dos melhores padrões de qualidade e com certificação, já está presente em todos os grandes supermercados do Sul do País.

Alternativa de renda

O processo industrialização mexeu também com a economia, e passou a ser alternativa de renda nas propriedades, inclusive, com a organização dos criadores, culminando na constituição da Associação Catarinense de Criadores de Truta (Acatruta). Assim, os produtores se organizaram e passaram a produzir o peixe em larga escala na Região. Calcula-se uma produção acima de 250 toneladas por ano. Em todo o Estado, o volume chega perto de mil toneladas, e com ampla margem de crescimento.

Informações – Vilso Isidoro – Fone: (49) 8406 1772

Assessoria de Imprensa
Fone: (49) 9148 4045

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...