quarta-feira, 20 de abril de 2016

Empreender Lages formaliza 373 MEIs entre janeiro e meados de abril


Na listagem estão segmentos variados de empreendimentos como bares, lanchonetes, armazéns e salões de beleza, e prestadores de serviços como marceneiros, encanadores, pedreiros e costureiras

O Programa Empreender Lages concede incentivos fiscais às micro e pequenas empresas de Lages por intermédio do apoio aos Microempreendedores Individuais (MEIs), empresas constituídas pelo Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) com faturamento bruto de até R$ 60 mil anuais, em consonância à Receita Federal e ao Portal do Empreendedor. O Empreender faz parte dos trabalhos diários da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, responsável pelo suporte à economia local. Neste ano o Empreender já comemora a marca de 373 registros de abertura de novas empresas, formalizadas entre janeiro e o dia 15 de abril.
Somente na primeira quinzena deste mês foram abertos 84 CNPJs. Na listagem estão segmentos variados de empreendimentos como bares, lanchonetes, armazéns e salões de beleza, e prestadores de serviços como marceneiros, encanadores, pedreiros e costureiras. Todos usufruem os benefícios oportunizados pela prefeitura, gratuitamente: alvarás e taxas, declarações de imposto de renda, assistência de contador e emissão de guias de recolhimento mensal ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).
O assessor técnico Gustavo Matias e a diretora Lilian Marian prestam auxílio aos contribuintes. “Apesar da crise econômica em todo o país, as pessoas buscam uma atividade econômica fixa e estável”, diz Gustavo. Para Lilian Marian, o cenário é favorável para pessoas que procuram a regularização de suas empresas. “Entre as vantagens está a contribuição ao INSS para que se tenha segurança junto à Previdência Social”, reflete.

Novos panoramas
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Juliano Chiodelli, salienta que mudou-se o conceito de pensar na formalização como um gerador de despesas e dor de cabeça. “É uma maneira de vislumbrar possibilidades, pois é durante a crise que se aguça a curiosidade e se desenvolvem oportunidades”, analisa. Além de poder emitir nota fiscal e ter acesso aos benefícios sociais, os empresários poderão executar vendas seguras e negociar com seus fornecedores. “Pode contratar um funcionário com garantias trabalhistas e se preparar para o amanhã, com arrecadação para aposentadoria, auxílio-doença, férias, com contribuição partindo de R$ 39,40 por mês. Com essa novidade é atribuída segurança ao empresário, sem lesão à lei e sem ser prejudicado”, define.
De acordo com o secretário, diante das atuais dificuldades enfrentadas no país, traçou-se o perfil de dois tipos de empreendedor: o de necessidade e o de oportunidade. O primeiro refere-se a pessoa com ofício formal e por causa da recessão perdeu seu posto de trabalho. “Toda crise gera oportunidade e notamos um número crescente de empresas sendo abertas conforme as necessidades do mercado. Vemos muito entusiasmo e essa é a vez de, em muitos casos, realizar o sonho de trabalhar naquilo que se gosta, ser patrão de si mesmo”, explica.

Case de sucesso
Além de gerar sustento para a família, pode gerar renda para o funcionário contratado. Uma vez formalizado, o microempreendedor cria um vínculo com o Município. “Acompanhei o secretário a outras prefeituras e constatamos que essa estrutura em Lages não se vê em qualquer lugar. O Empreender Lages é um case de sucesso. Temos uma equipe técnica completa”, garante o assessor técnico Gustavo Matias.

Legenda: Somente na primeira quinzena deste mês foram abertos 84 CNPJs (Foto: Marcio Avila)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...