quinta-feira, 28 de abril de 2016

Secretário representa Lages em Seminário de Mobilidade Urbana

“Lúcia Mendonça (do Ministério das Cidades) fez questão de exaltar a gestão do prefeito Elizeu, salientando que projetos de mobilidade urbana que se tem desenvolvido em Lages não devem ficar engavetados por conta das dificuldades econômicas.” Jorge Raineski

Com o objetivo de reunir diversos segmentos relacionados à mobilidade urbana e ampliar o canal de discussão e troca de experiências, foi realizado, na segunda-feira (25), em Florianópolis, o Seminário de Mobilidade e Gestão de Infraestrutura Urbana. O evento foi organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea) e pelo governo do Estado, através da Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Suderf). O secretário de Planejamento de Lages, Jorge Raineski, integrou a mesa de autoridades.
Foramministradas palestras, entrando em pauta os processos que compreendem desde a concepção e projeto à gestão e operação das redes urbanas de infraestrutura e suas interações com o projeto urbano das cidades, além das suas interferências entre os diversos sistemas. Logo depois foi aberto ao debate entre os participantes. O auditório do Creaesteve lotado por profissionais das áreas afins, universitários e pesquisadores.
Entre as autoridades presentes esteve Cássio Taniguchi, superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Grande Florianópolis e ex-prefeito de Curitiba;Lúcia Mendonça, engenheira Civil e gerente de projetos no  Ministério das Cidades; o engenheiro civil Aloísio Pereira da Silva, entre outros.
Lages, representado pelo secretário Jorge, foi o único município do interior do Estado a ser convidado para o evento. “Lúcia Mendonça fez questão de exaltar a gestão do prefeito Elizeu Mattos, salientando que projetos de mobilidade urbana que se tem desenvolvido em Lages não devem ficar engavetados por conta das dificuldades econômicas”, informa o secretário.

Projetos inovadores
Como base da mobilidade urbana, não se pode deixar de ressaltar a importância do transporte coletivo, segundo o secretário Jorge Raineski. Em Lages estão sendo elaborados projetos de praças de embarque nos principais bairros, algo inédito e inovador na cidade. Futuramente se prevê a implantação de corredores de ônibus, como uma alternativa com o transporte rápido. “Será um grande passo. O projeto está causando ótima impressão tanto no Ministério das Cidades quantonas autoridades presentes no seminário”, afirma Jorge Raineski.
Outros projetos foram pensados de acordo com a mobilidade urbana, a exemplo da Emiliano Ramos (Via Gastronômica), humanizando a rua e colocando os pedestres em primeiro lugar, com menos espaço para os automóveis.
A mobilidade urbana é vista por três pilares: em primeiro lugar o transporte público, seguido pelo incentivo à implantação de ciclovias nas cidades e em terceiro o uso do automóvel, demonstrando que este tem representado a deterioração das principais cidades brasileiras. “A humanização das cidades é um grande desafio, mas acredito que Lages está na vanguarda, com projetos inovadores, voltados para a faixa da população que antes não tinha muito espaço, que são os usuários do transporte coletivo e da bicicleta”, diz.
O projeto de revitalização do Centro de Lages está sendo analisado, cuidadosamente, com colaboração de várias entidades e segmentos da sociedade, com engenheiros e arquitetos, para que entre na mesma linha de raciocínio. “Em Lages enfrentamos um pouco de resistência quando se fala, por exemplo, em tirar um estacionamento de um lado da rua para implantar ciclovias ou ampliar as calçadas. Em cidades como Florianópolis as discussões não passam mais por isso. Muitos estão deixando o automóvel em casa e indo trabalhar de bicicleta”, exemplifica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...