quinta-feira, 19 de maio de 2016

Defesa Civil leva estrutura à praça para orientar a comunidade


No calçadão Túlio Fiúza de Carvalho foram dispostos viatura, barco para resgate, motor de barco de polpa, motosserras, geradores de energia e montada uma barraca

Nesta quarta-feira (18) foi celebrado o Dia Estadual da Defesa Civil. Em Lages, a equipe local levou para o meio do povo uma prova do que é sua estrutura física e de pessoal a partir do evento “Prevenção na Praça”. No calçadão Túlio Fiúza de Carvalho foram dispostos viatura, barco para resgate, motor de barco de polpa, motosserras, geradores de energia e montada uma barraca para que a comunidade entenda sobre os equipamentos disponíveis para auxiliar vítimas de inundações, temporais, vendavais e deslizamentos. Esta é a Semana Estadual de Ações de Defesa Civil, com atividades de 16 a 20 de maio.
A frota da Defesa Civil é composta pelos veículos Renault Duster, Volkswagen Saveiro, Ford Ranger, Renault Scénic, caminhão Ford F4000 e motocicleta Honda 125 cilindradas. Em sua sede estão armazenadas 35 barracas tipo casa para situações de ocorrências como incêndios acidentais. A Defesa Civil dispõe também de dois barcos, quatro motores e seis motosserras. São 11 as pessoas que compõem seu quadro funcional, sendo oito agentes, auxiliar administrativo, uma estagiária de edificações e o secretário executivo Jacques Alves. Quando há graves ocorrências praticamente todas as secretarias municipais são acionadas para disponibilizarem funcionários para colaborar com os atendimentos.
A auxiliar administrativo Malu Borges observa que neste dia foram prestadas orientações e distribuídas cartilhas com dicas de prevenção a desastres (temporal, granizo, deslizamento de terra e transporte de produtos perigosos), além de serem arrecadados donativos para a campanha “Inverno Solidário”. Foi divulgada ainda a mobilização da Defesa Civil de Lages para arrecadação de artigos para encaminhamento às famílias atingidas pelo temporal e vendaval que afetou Ponte Alta do Norte no domingo (15). “O material (cartilhas e folders) entregue ao público pode ser utilizado na escola. Inclui desenhos, contudo, serve também como alerta aos adultos”, reitera.
Fichas de atendimento foram preenchidas, sendo que verificações e providências serão efetuadas posteriormente. A Defesa Civil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 19h. Contato diário de segunda a sexta pode ser mantido pelo telefone 3222-9661. Aos sábados, domingos e feriados o atendimento é oferecido 24 horas pelo número de plantão 8406-4037. Celebrada entre 18 e 24 de maio, este ano as atividades relativas à Semana Estadual de Ações de Defesa Civil ocorrem entre os dias 16 e 20. O tema é “O Papel da Ciência e Tecnologia na Redução de Risco de Desastres”

Secretário em Florianópolis
O secretário executivo de Defesa Civil em Lages, Jacques Alves, participará do Seminário Internacional de Defesa Civil, em Florianópolis, nos dias 19 e 20 de maio, com dois dias de programação. No dia 19 acontecerá a Conferência com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), por exemplo. No dia 20 haverá sessões temáticas sobre redução de risco, ciência e tecnologia, com especialistas de universidades brasileiras; gestão de riscos e desenvolvimento com estudioso da Waterlac, Universidade de Newcastle e um especialista português que desenvolve projetos na área, em Santa Catarina; política de redução de riscos e desastres, com professor da Universidade do Chile.

Legenda: Celebrada entre 18 e 24 de maio, este ano as atividades relativas à Semana Estadual de Ações de Defesa Civil ocorrem entre os dias 16 e 20 (Foto: Nilton Wolff)
 
 
 



Outras informações acesse o site: 

http://www.lages.sc.gov.br Prefeitura de Lages 

Secretaria de Comunicação Social Telefone: 3221-1010
*Se 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...