segunda-feira, 30 de maio de 2016

Festa do Pinhão do ano que vem já está sendo planejada

A Sapecada da Canção Nativa já é consagrada como o maior festival do gênero no Brasil hoje e vamos trabalhar para que a cultura local não se perca no evento.” Beto Ody
Há 16 dias Lages se transformou para receber o turista e oferecer o que há de melhor no tradicionalismo gaúcho e na cultura local também aos lageanos e serranos. A cidade entrou em clima de festa no dia 14 de maio com o Recanto do Pinhão Aracy Paim, na praça João Costa. Uma semana depois, no dia 20 de maio, os portões do parque de exposições Conta Dinheiro foram abertos para receber as atrações nacionais e grandes públicos a cada noite. Agora, 28ª Festa Nacional do Pinhão se encerra na noite deste domingo (29).
A organização garante que o respaldo do público foi positivo bem como a parceria público-privada que fez o evento dar certo. Para o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Gilson Maximo, ano a ano a festa vem evoluindo. “O público compareceu ao parque mesmo nos dias de mau tempo. Não tivemos grandes ocorrências no que tange à alimentação, Procon, pronto-atendimento, segunda pública. Tudo funcionou bem, inclusive com redução de índices nos atendimentos médicos e nas ocorrências policiais dentro e no entorno do parque”, relata.
Com relação ao município, destaca o modelo de parceria da concessão pública da festa para que uma empresa da iniciativa privada assuma sua viabilização. “Isso favoreceu para que os demais setores da prefeitura continuassem funcionando normalmente mesmo com o evento”, afirma Gilson. De modo geral, a 28ª Festa do Pinhão foi um sucesso. “O evento é bastante dinâmico. Alguns pontos serão discutidos e reavaliados para melhorar na próxima edição”, destaca.
Próxima edição
Para o empresário Beto Ody, diretor da Gaby Produções, o evento aconteceu dentro do que estava previsto. “Trago o sentimento de dever quase cumprido, porque podemos melhorar nas edições seguintes. Trabalhamos dentro de um planejamento e estou muito satisfeito com os resultados”, afirma. Segundo ele, a festa é feita para trazer de volta o público lageano ao parque Conta Dinheiro e a parceria público-privada é essencial para isso. “Fazemos um evento para proporcionar momentos de lazer e diversão e a prefeitura é uma grande parceira. Todas as nossas reivindicações foram atendidas e tudo o que coube ao município, a equipe o fez com maestria, como recomendou o prefeito Elizeu Mattos”, enfatiza.
Para a 29ª edição, 9 a 18 de junho de 2017, com o Recanto do Pinhão Aracy Paim iniciando uma semana antes, no dia 3, o empresário promete fazer com que as raízes do tradicionalismo tenham ainda mais destaque. “Vamos conversar sobre o assunto e levantar algumas questões que façam do tradicionalismo o grande marco da Festa do Pinhão. A Sapecada da Canção Nativa já é consagrada como o maior festival do gênero no Brasil hoje e vamos trabalhar para que a cultura local não se perca no evento”, destaca Beto Ody. Quanto à presença de público, o empresário da Gaby afirma que ficou semelhante a edição de 2015. “Mais de 100 mil pessoas passaram pelo parque Conta Dinheiro nos dez dias de Festa do Pinhão. Mesmo nos dias de chuva o público não deixou de comparecer”, afirma.
Aquecimento da economia local
A Festa do Pinhão tem como marca atrair grande fluxo de turistas a Lages e à Serra. O incremento que o evento traz à economia do município chega a margem dos R$ 20 milhões, somando todos os setores e segmentos em que impacta. Somente para a rede hoteleira há registros de 90% de ocupação. “É preciso considerar também todo o tipo de prestação de serviço que proporciona, como a geração direta ou indireta de empregos e a movimentação de dinheiro”, relata o presidente da CCO, Gilson Maximo.
Outro destaque importante é o sucesso do Recanto do Pinhão Aracy Paim. Em 16 dias, entre 80 e 90 atrações regionais passaram pelo palco montado na praça João Costa, no Centro. Cinco entidades beneficentes comercializaram comida típica e artesanato. “Isso também reflete no aquecimento da economia local e com as vendas as instituições arrecadaram fundos para suas atividades no decorrer do ano”, destaca Gilson. A infraestrutura também vem se destacando. “Alterações foram feitas para garantir melhor conforto ao público do Recanto”, finaliza.
Legenda: A 29ª edição será 9 a 18 de junho de 2017, com o Recanto do Pinhão Aracy Paim iniciando uma semana antes, no dia 3 (Foto: Sandro Scheuermann e Toninho Vieira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...