sexta-feira, 13 de maio de 2016

Informe do Legislativo Lageano 11-05-2016 (seis matérias)

Câmara homenageia a profissão de gari nesta quinta-feira

            A população de Lages é convidada a tomar parte nesta noite, a partir das 19h, da solenidade que vai reverenciar a profissão de gari. Os trabalhadores da área receberão certificados especiais na reunião proposta pelo vereador Pastor Mendes (PMDB).
Na sessão também serão homenageados: Juarez Furtado, prefeito de Lages entre 1973 e 1977, que permitiu que as mulheres pudessem trabalhar neste serviço no município; Hampel Vieira, ex-secretário do Meio Ambiente; Osni Varela, o mais antigo ocupante do cargo, há mais de 35 anos trabalhando nesta função; e a senhora Leila Pereira, que há 20 anos presta serviços na área.


Hortas comunitárias nos CRAS

A disponibilização de hortas comunitárias nas sedes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lages é sugerida pelo vereador Professor Domingos (PT) na moção legislativa 096/16. O objetivo é estimular o consumo saudável de alimentos pela comunidade e nos CRAS e a defesa do meio ambiente, mediante o reaproveitamento do lixo orgânico.
Segundo a proposta, as hortas podem estimular programas como o Lixo Zero, do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV-Udesc), que visa reduzir o volume de material lançado nos aterros sanitários através de propostas como a compostagem do lixo orgânico. “A reciclagem traz inúmeros benefícios ambientais e ainda pode gerar renda, portanto tem impacto econômico e promove ações de sustentabilidade”, destaca Domingos na matéria encaminhada ao prefeito Elizeu Mattos e aos secretários da Assistência Social, Luiz Gonzaga Azzi, e de Agricultura e Pesca, Marcos Furlan.


Operação tapa-buracos na estrada-geral de Mirantes

A realização de uma operação tapa-buracos na localidade de Mirantes, no interior de Lages, é sugerida mediante indicação ao Executivo pelo vereador David (PMDB). Ele conta que foi colocada uma camada muito fina de cascalho na estrada-geral da localidade, sendo insuficiente para comportar o transporte diário dos moradores e dos alunos que dependem do transporte escolar.


Proposta de moradias populares para o terreno da antiga Casan

A construção de casas para pessoas que não têm condições de comprar ou alugar um local pra residir em Lages é o pedido feito pelo vereador Felicio Martins (PMDB) ao Governo do Estado no requerimento 095/16. A proposta é de que as moradias sejam erguidas no terreno da antiga sede da Casan, hoje em estado de abandono.
De acordo com Felicio, os altos valores aplicados à compra e locação de imóveis estão distantes da realidade de grande parte da população. “Temos várias pessoas em situação precária de moradia no município e que não têm condições de arcar com os custos do financiamento de uma casa própria”, defende Felício.
A matéria foi encaminhada ao governador Raimundo Colombo e ao secretário-executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Lages, João Alberto Duarte.


Subsídios do Governo do Estado para aquisição de padrões de luz

As exigências requeridas pelas Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para ligação de energia nas residências tornaram mais salgados os preços do padrão de luz. Os preços em Lages variam de R$ 1.300 a R$ 1.845, valor inviável para muitas famílias, especialmente as de baixa renda.
Por conta disso, o vereador João Chagas (PSC) sugere na moção legislativa 095/16 que o Governo do Estado subsidie o chamado Kit Padrão, exigido pela Celesc, às residências ocupadas por pessoas de menor poder aquisitivo. A matéria foi encaminhada ao governador Raimundo Colombo e ao presidente da estatal, Cleverson Siewert.
O proponente também sugere que o pagamento possa ser dividido em parcelas para facilitar a compra, além de que os demais clientes que não se encaixam na baixa renda possam comprar o padrão da própria Celesc, adquirindo o equipamento em um preço justo.


Aprovadas as contas do município de 2014

As contas da Prefeitura Municipal de Lages relativas ao exercício de 2014 foram aprovadas pelos vereadores na sessão deliberativa desta segunda-feira (9). O projeto de decreto legislativo 009/16, que delibera sobre o tema, teve tramitação na Casa pela Comissão de Finanças, Indústria, Agricultura, Comércio e Turismo da Câmara Municipal de Lages.


Fotos: Divulgação (créditos no site) / Elisandra Pandini (fotos)

Everton Gregório
Jornalista - Câmara de Vereadores de Lages
(49) 3251-54

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...