terça-feira, 31 de maio de 2016

Saúde capacita profissionaisda Atenção Básica


Em Lages, os índices de pessoas com vício no tabaco preocupam, chegando a 40% de toda a população. Outro dado ainda mais alarmante é que, segundo o levantamento, para cada adulto que deixa de fumar, dez adolescentes estão iniciando o vício

Com base no Programa Nacional de Controle do Tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na capacitação dos profissionais da Atenção Básica e na implantaçãodo programa nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lages. Os trabalhos aconteceram durante esta terça-feira (31).O controle do tabagismo no Brasil vem sendo articulado pelo Ministério da Saúde através do Instituto Nacional de Câncer (Inca) desde a década de 1980.
O objetivo é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no país, seguindo um modelo no qual serão desenvolvidas ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde, junto com o apoio a adoção ou cumprimento de medidas legislativas e econômicas, que juntas se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre adolescentes e jovens.
Segundo o coordenador em Lages, Paulo Panata,parte dasUBSs de Lages já aderiram, mas a intenção é que toda a rede de Atenção Básica siga a iniciativa. “Vamos capacitar todos os profissionais que atuam na Atenção Básica e eles passarão a oferecer o tratamento aos tabagistas, seja por meio de grupos terapêuticos ou pelo uso de medicação”, informa.

Índices alarmantes
Em Lages, os índices de pessoas com vício no tabaco preocupam, chegando a 40% de toda a população. Outro dado ainda mais alarmante é que, segundo o levantamento, para cada adulto que deixa de fumar, dez adolescentes estão iniciando o vício. “É preciso mudar essa cultura.Vamostrabalhar para minimizar o problema. Faremos o possível para atender a demanda”, destacao coordenador do programa em Lages, Paulo Panata.
Pessoas que são próximas aos fumantes (parentes e amigos) também podem ingressar no processo de tratamento, como forma de auxílio e apoio ao dependente do tabaco. “Queremos trabalhar de forma conjunta porque a pessoa próxima ao tabagista é considerada fumante passiva e pode ser acometida pelas inúmeras doenças que a fumaça do cigarro acarreta”, afirma Paulo.

Risco consciente
Durante o processo de tratamento serão abordados os motivos que o individuo apresenta para desenvolvero vício, mesmo tendo plena consciência dos riscos que traz à saúde. Em seguida será oferecido um tratamento que dura de 30 a 60 dias em grupos de até 20 pessoas. “Muitos nem precisarão de medicação, pois a motivação à mudança comportamental contribui para a pessoa parar de fumar”, destaca.
Além dos fumantes, participam dos grupos pessoas que já conseguiram deixar o vício graças à ajuda do programa e isso, afirma Paulo, é um incentivo aos novos integrantes. O programa articula a Rede de Tratamento do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS), o Programa Saber Saúde, campanhas, outras ações educativas e a promoção de ambientes livres.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...