quarta-feira, 8 de junho de 2016

Aprovação da PEC avança na luta das mulheres no Parlamento, diz Carmen

A deputada Carmen Zanotto (SC), vice-líder do PPS na Câmara, destacou como um avanço na luta das mulheres por mais espaço na política a aprovação nesta terça-feira (07) na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 134/2015) que garante reserva de vaga para mulheres nos três níveis do Parlamento brasileiro.
A proposta prevê que, no mínimo, 10% das cadeiras no Senado Federal, na Câmara dos Deputados, Assembleias Estaduais e Câmara de Vereadores devam ser ocupadas por mulheres nos três anos subsequentes à promulgação da proposta. A admissibilidade da matéria foi aprovada por 29 votos favoráveis e oito contrários.
“É uma vitória porque avança na nossa luta no Parlamento. Mas isso é só o começo. Agora, vamos nos mobilizar para acelerar a votação do mérito desta PEC, que é muito importante para reduzir a desigualdade de gênero na disputa eleitoral”, comemorou Carmen.
A atual legislação determina que os partidos devam reservar 30 % das candidaturas femininas na formação das nominatas eleitorais.
Carmen Zanotto disse que o ideal seria que as mulheres não precisassem de reserva de vagas para que o gênero ocupasse mais espaço na política. Mas ela admite que a diferença de tratamento entre homens e mulheres no pleito eleitoral ainda é imenso.
“Precisamos adotar essa nova medida por uns três anos para ver se reduz essa diferença. O que não dá mais é conviver com essa discriminação de tratamento. Nunca é demais repetir que somos maioria na população, maioria no eleitorado, mas enfrentamos as mais diversas dificuldades para concretizar nossas candidaturas”, afirmou.
A Câmara dos Deputados conta atualmente com apenas 51 parlamentares mulheres. Os estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba e Sergipe não elegeram nenhuma representante nesta legislatura.
Comissão Especial
A PEC é de autoria do Senado Federal e precisa ser debatida ainda por uma comissão especial na Câmara dos Deputados.
Carmen Zanotto adiantou que vai apresentar uma emenda estabelecendo que, para ocupar o cargo, a candidata eleita por meio da reserva de vagas tenha no mínimo a mesma votação do parlamentar que ocupava a vaga anteriormente.
Fotos: Alex Ferreira Câmara dos Deputados

Mais informações:
Gabinete Carmen Zanotto


Sionei Ricardo Leão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...