sexta-feira, 10 de junho de 2016

Assistência Social desencadeia ação de emergência por causa do frio intenso

O ginásio da secretaria foi transformado em alojamento para pessoas em situação de rua. Casos urgentes devem ser comunicados através dos telefones 8406-4037, da Defesa Civil, e 8406-2980, da Abordagem Social
Uma verdadeira força-tarefa envolvendo as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança e Ordem Pública e a de Meio Ambiente, além da Defesa Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Câmara de Vereadores, entre outros, foi instalada na tarde desta quinta-feira (9). Trata-se do desenvolvimento de ações emergenciais no atendimento às pessoas em situação de rua, devido ao forte e intenso frio que atinge Lages. A previsão do tempo, segundo os institutos meteorológicos e da Defesa Civil Estadual, é que a temperatura permaneça baixa pelo menos até segunda-feira (13).
Em decisão tomada na reunião desta quinta-feira, na Defesa Civil, num primeiro momento o ginásio de esportes, localizado em área anexa ao prédio da Secretaria de Assistência Social, na rua Monte Castelo, 209,  Centro, servirá como alojamento para a população em situação de rua. Já foram montadas sete “barracas-casas”, medindo 4,60m x 5,60m, disponibilizadas pela Defesa Civil.
As barracas com capacidade para até sete pessoas estão equipadas com colchões de solteiro e o chamado “kit acomodação”, que contém lençol, travesseiro, fronha e cobertor de solteiro. Estão disponibilizados ainda aquecedores elétricos e a óleo para o ambiente. Todo o quadro funcional das secretarias municipais envolvidas está à disposição da força-tarefa.
De acordo com o secretário de Assistência Social, Luiz Gonzaga Azzi, a ideia é que outro local, com condições mais adequadas, seja transformado em alojamento e que a ação não fique restrita apenas nesta primeira onda de frio intenso, mas que seja desenvolvida durante o período do inverno. “O nosso Centro Pop e Acolhimento Pop para as pessoas em situação de rua, na Frei Gabriel, já está atuando com a sua capacidade máxima. Estão abrigadas famílias e pessoas dentro do perfil de atendimento desses equipamentos”, explica.
Forma de atuação e funcionamento do alojamento
O alojamento provisório instalado no ginásio de esporte da Assistência Social vai funcionar com o trabalho de uma equipe técnica responsável pelo atendimento às pessoas. Estarão à disposição monitores e equipe da Secretaria de Segurança e Ordem Pública. As acomodações estarão disponíveis somente para o período da noite, quando será servida uma refeição.
A busca e identificação das pessoas serão feitas pela equipe técnica de Abordagem Social, em parceria com as equipes da Defesa Civil e de Segurança e Ordem Pública. Quando necessário serão acionados o Samu, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o pronto-atendimento Tito Bianchini para auxiliarem nos serviços.
Segundo levantamentos da Abordagem Social, atualmente, em Lages, são 24 homens e oito mulheres em situação de rua. “Nossa equipe da Central de Cadastro Único analisará se essas pessoas já possuem registros no sistema de programas sociais e aquelas que forem público do perfil serão encaminhadas para o Centro Pop e Acolhimento”, explica Luiz Gonzaga Azzi. Nos casos de emergência estão disponíveis os telefones do plantão da Defesa Civil, 8406-4037, e o da Abordagem Social, 8406-2980.
Legenda: Já foram montadas sete “barracas-casas”, medindo 4,60m x 5,60m, disponibilizadas pela Defesa Civil. Também será servida refeição noturna (Foto: Ari Junior)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...