quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Há 65 anos presidente Jânio Quadros renunciava. Pegava o Brasil de surpresa. Brasília ficou atônita.

Jânio da Silva Quadros, natural de Campo Grande-MS, onde nasceu em 25/01/1917, uma figura ímpar e obscura da política nacional e que em 25 de Agosto tomou uma atitude inesperada: renunciou a presidência da República. Naquela época a jovem capital do Brasil – Brasília, cognominada “Capital da Esperança”, ficou atônita. O ex-presidente da República teve uma carreira política meteórica no Estado de São Paulo, onde foi vereador, prefeito, deputado estadual e federal, Governador e Presidente da República por um espaço de pouco tempo, pois em 25 de agosto de renunciou ao cargo. Tomou posse em 31 de janeiro de 1961, quando ao Recber a faixa presidencial disse:“Recebo neste instante de vossas mãos a faixa simbólica do Governa da nossa Pátria”. Na sua campanha eleitoral tinha como símbolo uma vassoura, com a qual dizia que iria varrer a corrupção no Brasil.

Administração polêmica


O seu breve período na presidência da República foi marcado por decisões polêmicas, como a reaproximação do Brasil com a União Soviética. Condecorou Ernesto Che Guevara, proibiu rinhas de galo, o uso de biquíni em desfile de modas e o lança perfume. Abriu centenas de inquéritos contra integrantes da administração pública. Com baixa popularidade fez chegar uma carta no Congresso que dizia: “Vamos ler um documento, perplexa está a Nação, fui vencido pela reação e, assim, deixo o governo. Forças terríveis lançam-se contra mim e me  intrigam ou inflamam, até com desculpa de colaboração”. Com a renúncia, o Brasil mergulhou em uma grave crise institucional. Em Abril de 1964 os militares chegaram ao poder e derrubaram o presidente João Goulart. A renúncia de Jânio Quadros sempre foi cercada de controversas e é até hoje em muitos aspectos incompreendida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...