terça-feira, 18 de outubro de 2016

Colombo visita cidades atingidas pelo vendaval em SC


     
Raimundo Colombo anuncia recursos emergenciais para recuperar municípios atingidos por vendaval
17/10/2016
O Governo do Estado vai liberar recursos para que a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e prefeituras possam realizar obras emergenciais nos municípios do Sul do Estado atingidos pelo vendaval na tarde de domingo,16. O anúncio foi feito pelo governador Raimundo Colombo após participar de uma reunião de avaliação na Sala de Situação da Defesa Civil em Tubarão, no início da tarde desta segunda-feira, 17. “Nós estamos em contato com a Defesa Civil Nacional e agora vamos agilizar para que tudo ocorra de uma forma rápida e eficiente e produza os resultados de proteção às pessoas”, disse o governador. Colombo lamentou a morte de uma menina de sete anos em consequência da queda de uma árvore que atingiu o carro onde ela estava, em Tubarão.
Foto: Julio Cavalheiro/Secom
As prefeituras de Capivari de Baixo e de Tubarão vão decretar estado de emergência, que será reconhecido pelo Governo do Estado. A formalidade é fundamental para liberação dos recursos de forma imediata aos municípios.
O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, que está desde a tarde de domingo, 16, na região, mobilizou as estruturas de restabelecimento de serviços públicos por meio da Defesa Civil dos municípios e do Estado para atender as áreas mais críticas. A Polícia Militar também reforçou o efetivo para garantir a segurança da população. Moratelli chama a atenção dos moradores para o risco de acidentes comuns logo após um evento climático dessa proporção. “Sei que as pessoas têm pressa em recuperar suas residências, mas temos registro de acidentes graves quando as pessoas tentam consertar o telhado da casa, por exemplo, pois são inexperientes e sobem sem equipamentos de segurança“, observou.
Imagem aérea: Doia Cercal/Secom
O coronel do BM Cesar A. Nunes informou que o Corpo de Bombeiros atua com três forças-tarefa formadas por 70 bombeiros e 17 viaturas. “Nesse momento, a prioridade é desobstruir as vias porque o vendaval derrubou árvores e postes. Esse passo é fundamental para darmos sequência às outras ações de restabelecimento dos serviços”, disse.
O prefeito de Tubarão, Olavio Falchetti, disse que o momento agora é de trabalhar para que o município retome a rotina. “Temos uma força-tarefa muito grande formada pelas instituições do Estado e do município e todos trabalham para que os servços sejam retomados com a maior brevidade possível”, afirmou.
A prefeitura de Tubarão está fazendo um levantamento para ter o cálculo aproximado do prejuízo causado pelo temporal. Os dados estão sendo coletados por técnicos das secretarias de Assistência Social e de Indústria e Comércio. “No máximo em três dias teremos calculada a extensão dos prejuízo social e comercial da cidade”, finalizou.
Leia também:
Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3005/8843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e  @GovSC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...