sábado, 29 de outubro de 2016

Garotinha de 8 anos publica livro

http://www.clmais.com.br/informacao/100704/d%C3%A9cimo-terceiro-sal%C3%A1rio-injetar%C3%A1-r$-197-bi-na-economia

Menina de 8 anos publica livro a partir de história vivida com o pai em SC

Júlia Gava Hoepers Costa escreveu 'Por que lavar atrás das orelhas?'.
Neste sábado (29), é comemorado o Dia Nacional do Livro.

Do G1 SC
Júlia autografou livro para colegas de escola, amigos e familiares (Foto: Satc/Divulgação)Júlia autografou livro para colegas de escola, amigos e familiares (Foto: Satc/Divulgação)
Em Criciúma, no Sul de Santa Catarina, a brincadeira de uma menina de 8 anos de escrever histórias com o pai se transformou no livro “Por que lavar atrás das orelhas?”. Júlia Gava Hoepers Costa, de 8 anos, fez o lançamento na quinta-feira (27), dois dias antes do Dia Nacional do Livro, comemorado neste sábado (29).
A garota não é a primeira escritora da família. A irmã mais velha, Sofia, de 9 anos, escreveu em 2014 o livro "Quanto é três mais dois?". "Eu vi que a Sofia tinha feito um livro e queria ter um também. O pai me deu folhas e começamos a fazer. Depois, eu peguei o caderno e comecei a escrever e desenhar", disse Júlia.

Ela é aluna do segundo ano do ensino fundamental e se destaca pela seriedade com que desempenha as tarefas. "A Júlia é uma menina maravilhosa e a família é muito empenhada, dando um exemplo", disse a professora da menina, Janaína Machado dos Santos.
Júlia com o pai, a mãe e a irmã, Sofia (Foto: Satc/Divulgação)Júlia com o pai, a mãe e a irmã, Sofia (Foto: Satc/Divulgação)
Nos horários livres, Júlia, a irmã Sofia e o pai, Rodrigo Cardoso Costa, têm por hábito escrever e desenhar. Eles escolhem o tema e constroem uma sequência de fatos através de desenhos para compor a história. 

"Tudo isso foi feito nestes momentos em casa. É um tempo nosso, mas que podia ser compartilhado. Eu queria introduzir nelas o hábito da leitura, o prazer de ler. Com isso, também aproveitar a brincadeira e produzir algo de que se orgulhassem. Quando vem alguém nos visitar, elas mostram contentes os livros que fizeram. Aproveito a experiência para brincar com as minhas filhas e conhecê-las cada vez melhor", contou o pai.
Conforme Rodrigo, "Por que lavar atrás das orelhas?" aproveita um tema comum a muitas família com crianças: a dificuldade de colocar os pequenos no banho. "A história é de uma bruxinha que manda o morcego e a cobra tomarem banho e aí se desenrolam as aventuras", antecipa.

Depois de alguns meses trabalhando em “Por que lavar atrás das orelhas?”, o pai contou a uma colega de trabalho, professora de um curso técnico de Comunicação Visual, sobre o livro da menina, que resolveu levar para a sala de aula a história para ser ilustrada pela turma.

Segundo o pai de Júlia, a publicação não tem finalidade comercial - os livros estão sendo um presente para os amigos e familiares. "Antes, no fim da noite, eu lia histórias para elas, agora, elas escolhem os livros e leem para todos. Quem dorme sou eu", diverte-se.
Por que lavar atrás das orelhas foi lançado na quinta (Foto: Satc/Divulgação)Por que lavar atrás das orelhas foi lançado na quinta (Foto: Satc/Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...