sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Lançamento de Livro: Pecuária de corte vocação e inovação para o desenvolvimento catarinense

A pecuária de corte está presente em 87% dos estabelecimentos rurais do planalto sul catarinense, uma vocação natural da região, desde sua colonização a mais de 300 anos. Apesar de sua importância econômica, a pecuária de corte apresenta um perfil de baixo uso de tecnologias e gerenciamento dos recursos disponíveis, principalmente por não haver até o momento iniciativas de fortalecimento e desenvolvimento para o setor.
Através de uma iniciativa pioneira no Estado, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) juntamente com  a Associação e Sindicato Rural de Lages e Embrapa Pecuária Sul com o apoio financeiro da FAPESC e Governo do Estado, foi lançado em 2011, o projeto para o desenvolvimento da pecuária de corte catarinense. O livro “Pecuária de corte vocação e inovação para o desenvolvimento catarinense” é uma publicação que sintetiza os resultados de 48 meses deste projeto.  Apresenta resultados obtidos em mais de 14 propriedades, dentre os quais estão a redução de idade de entoure de novilhas em um ano (de três para dois anos), aumento de 25% índice de natalidade, comercialização de terneiros mais pesados, abate de novilhos ao sobreano com cruzamentos orientados para o mercado, ofertando carne de qualidade.
Os alcances do projeto recebeu reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com o certificado de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, em 2015 e o Prêmio Expressão de Ecologia da FIESC/Editora Expressão na categoria agropecuária em 2013.
Os resultados do projeto estão registrados no livro, sintetizando e demonstrando a possibilidade consolidar a pecuária de corte como uma cadeia produtiva de valor no médio prazo. Promovendo o desenvolvimento sócio econômico de Santa Catarina, reduzindo o déficit de mais de R$ 1 bilhão gastos pelo Estado anualmente para importação de carne bovina de outros estados.
O lançamento ocorre na abertura oficial da Expolages 2016, quinta-feira, 13 de outubro às 19h, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
O apoio da FAPESC foi fundamental por acreditar no financiando de um projeto de desenvolvimento em uma das últimas cadeias produtivas do Estado a ser desenvolvida, a pecuária de corte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...