segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Prefeito Toni participa da 10ª Cavalgada de Lages

Neste sábado (5), o prefeito Toni Duarte participou da 10ª Cavalgada de Lages, promovida pelo Programa Oh De Casa, do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), e pelo Grupo de Cavaleiros de Lages. Considerado um tradicional e grande encontro de amigos, o evento busca reforçar os laços de respeito e prática dos costumes gaúchos, estimulando o entrosamento entre famílias e o amor às raízes rurais entre distintas gerações. A reunião dos amantes da cultura celebra os 250 anos de Lages, a serem comemorados no dia 22 de novembro (datado de 1766). Pela manhã, os cavaleiros saíram da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), na avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Acesso Norte, depois de um farto café da manhã ao estilo campeiro e colonial, baseado em pratos típicos, como queijo caseiro, salame, cuscuz, pães, cucas e doces. A chegada da comitiva aconteceu no mesmo local.
Participaram em torno de 500 cavaleiros que percorreram belas paisagens serranas durante aproximadamente 20 quilômetros, entre campos, sítios e chácaras. Cavaleiros de variadas partes do Estado e até de outras regiões, como do litoral, marcaram presença na cavalgada, principalmente componentes de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), se aquerenciando na Serra com passeio no lombo do cavalo para o exercício desta paixão em comum. Devidamente pilchados, cavaleiros e cavaleiras refrescaram a memória sobre a história dos próprios antepassados, boa parte trabalhadores tropeiros que abasteciam o mercado paulista e de lá traziam mantimentos e iguarias para a Serra de Santa Catarina.
Em seguida ao retorno foi servido um almoço com churrasco, marca registrada dos hábitos sulistas, numa confraternização ímpar. Uma das maiores fomentadoras e organizadoras do evento é a apresentadora do Programa Oh De Casa, Beatriz Melo de Andrade, a Bia. A Cavalgada de Lages tem o apoio de diversos parceiros comerciais. A Secretaria do Turismo apoia o evento, bem como as cavalgadas promovidas durante o ano com a vinda de estrangeiros para a Coxilha Rica e as edições das Cavalgadas do Pinhão, anualmente alusivas à Festa Nacional do Pinhão.
O prefeito Toni Duarte é reconhecido por contribuir com a manutenção destas atividades de lembrança ao tropeirismo e às lidas do campo. “O Programa Oh de Casa e o Grupo Cavaleiros de Lages têm mantido este evento com rigor anualmente e alteraram para esta data justamente para coincidir com o mês de aniversário de Lages. Em 2016 tem um gosto todo especial, pois há um incremento com o ingrediente dos 250 anos. Nossa cidade traz os traços históricos e da própria constituição da cidade, regada aos elementos rurais”, reitera Toni, sublinhando que, “além de promover o turismo de eventos na cidade, se fomentam as atitudes. A Cavalgada integra a região e salienta o carinho de crianças, adolescentes, adultos e idosos, traduzido em torneios, rodeios, gineteadas, bailes e na vida cotidiana do interior em si, o que se vê claramente em nossas comunidades rurais, e não há nada que se iguale.”
Legenda: Evento integrou famílias da Serra e de regiões de costumes opostos, como as praianas (Foto: Sandro Scheuermann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...