quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

69 anos do Poder Legislativo Lageano

No dia 20 de dezembro de 1947, os vereadores da 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Lages tomavam posse no Instituto de Educação, dois anos após a instalação da chamada República Nova. Era a retomada da democracia no Brasil após o golpe de estado perpetrado por Getúlio Vargas, em 10 de novembro de 1937, que determinou a extinção dos partidos políticos existentes e o fechamento do Congresso Nacional.

A história do Poder Legislativo Lageano, no entanto, é mais antiga e remonta a 22 de maio de 1771, quando o povoado de Nossa Senhora dos Prazeres das Lajens foi elevada à categoria de vila, ficando as autoridades municipais constituídas pelo Provedor: Lourenço Rodrigues da Rocha; Escrivão: Marcelino Pereiro do Lago; Alcaide e Carcereiro: Domingos Rodrigues Vidigal; Presidente da Câmara de Vereadores e 1º Juiz Ordinário: Antônio de Oliveira Pereira; Vereadores: Bento Soares da Mota, João Raposo Pires e Manoel Barbosa Franco.

Outras 16 legislaturas foram instituídas através do voto popular e a próxima, a 18ª, terá início com a posse dos vereadores para o mandato de quatro anos (2017-2020). A cerimônia acontece no dia 1º de janeiro, a partir das 16h, no Teatro Marajoara. Depois de empossados, os vereadores se dirigem ao plenário da Câmara, onde às 19h acontece a primeira sessão de 2017, para eleição da Mesa Diretora (presidente, vices e secretários) pelo período de um, dois ou quatro anos.

Formaram a 1ª Legislatura de Lages – 20/12/1947 a 30/01/1951:

Antônio Durval de Macedo
Agnelo Arruda
Agenor Koech Varela
Aristóteles Soeiro Waltrick
Áureo Ramos Lisboa
Carmosino Camargo de Araújo
Celso Ramos Branco
Euclides Granzotto
Henrique Ramos da Silva
Otávio Rafaeli
Otacílio Vieira Couto
Paulo Francisco Broering
Solon Vieira da Costa

Formam a partir de 1ª de janeiro de 2017 a 18ª Legislatura (até dezembro de 2020):

Aidamar Seminotti Hoffer
Davide Moro
Gerson Omar dos Santos
Ivanildo Pereira
Jair da Costa Teixeira Junior
João Maria Chagas
José Amarildo Farias
José Bruno Hartmann Neto
José Volnir Scheuermann
Lucas Felipe Melo Neves
Luiz Marin
Maurício Batalha Machado
Osni Rogério Freitas
Pedro Figueredo
Samuel Ramos
Thiago Silva de Oliveira


Com informações do livro Memórias do Legislativo Lageano, disponível para leitura e download no link: http://camaralages.sc.gov.br/memorias/


Everton Gregório
Comunicação - Câmara de Vereadores de Lages

(49) 3251-5416

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação

  [Trescimprensa] O e-Título ainda pode ser baixado gratuitamente para o 2º turno de votação Responder para o remetente   Hoje 14:4 O e-Títu...